ESG
Escola Superior de Guerra

General de Exército Barros Moreira Profere Palestra para o CSD

A Escola Superior de Guerra (ESG) recebeu, no dia 17 de março de 2017, o Ex-Comandante da ESG, General de Exército R/1 José Benedito de Barros Moreira, que proferiu, na oportunidade, uma palestra para o Curso Superior de Defesa (CSD), do qual fazem parte os estagiários desta Instituição de Ensino, os alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e da Escola de Guerra Naval (EGN).

O Ex-comandante da ESG discorreu sobre os movimentos migratórios, iniciando sua apresentação a partir das primeiras migrações históricas do homo sapiens e destacou as migrações que formaram a população brasileira.

O General de Exército explicou os tipos de migrantes, classificando-os em migrantes econômicos ou migrantes forçados. Comentou sobre o Relatório de 2016 (ano base 2015) da Organização das Nações Unidas (ONU), que demonstra que uma a cada 133 pessoas está em situação de refugiado ou deslocado; falou sobre a Lei Brasileira de Refúgio; e citou o Programa Brasileiro de Reassentamento Solidário, que já recebeu no país cerca de 9 mil pessoas de 80 nacionalidades diferentes.

O General Barros Moreira fez questão de relembrar que o Brasil abriu mão de implementar o uso de armas nucleares, mesmo possuindo a capacidade de fazê-lo; expôs as consequências das migrações nas áreas de partida e de chegada; e abordou questões de segurança nacional e as classificações de risco e ameaça.

O CURSO

O CSD, em 2017, é composto por 184 integrantes e destina-se a preparar civis e militares das Forças Armadas, das Forças Auxiliares e das Nações Amigas, para o exercício de funções de assessoramento de alto-nível, que envolvam assuntos de defesa, tanto no âmbito do Ministério da Defesa (MD) como nos demais órgãos governamentais de interesse da Defesa Nacional, promovendo a interação entre os integrantes dos Cursos de Altos Estudos realizados pelas Forças Armadas e pela ESG.