Você está aqui: Página Inicial > Avisos > 1º SEGAD – SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA

Notícias

1º SEGAD – SEMINÁRIO DE GESTÃO DE AQUISIÇÃO DE DEFESA

Texto retirado de matéria da ADESGhttp://adesg-an.blogspot.com/ 

O Ministério da Defesa (MD), por meio da Escola Superior de Guerra (ESG), em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep),  promoveu o 1º Seminário de Gestão de Aquisição de Defesa (I SEGAD) com o objetivo de mobilizar a comunidade de aquisição de defesa do Brasil.

Em seu discurso o ministro ressaltou que o MD procura conduzir as Forças a uma autoavaliação para redefinir os caminhos para a modernização gerencial, doutrinária, organizacional, de material, de qualificação, de recursos humanos e de mentalidade de operações conjuntas e de defesa. “Temos que mudar antes que seja necessário. Devemos estar preparados para o inesperado”, destacando a importância de abordar o tema de forma qualificada.

Com o tema “Perspectivas e Novos Desafios para a Gestão da Aquisição de Defesa no Brasil”, o Seminário buscou identificar caminhos para o crescimento, sustentabilidade e proteção da base científica, tecnológica e industrial voltada para a Defesa (BCTID), bem como valorizar o papel central da comunidade na inovação dos processos de gestão, especialmente em tempos de crise e no contexto do competitivo mercado internacional dos produtos de defesa.

O I SEGAD reuniu autoridades como o Presidente da Finep, Senhor Marcus Cintra; o  Secretário Geral do MD, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, além dos principais gestores da comunidade de aquisição em defesa do Brasil envolvidos direta ou indiretamente na gestão de processos de obtenção de sistemas de armas por aquisições diretas (compras) ou por intermédio de projetos sustentáveis de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de capacitação industrial.

Os painéis tiveram a participação de personalidades internacionais, como o General Engenheiro de Armamento Didier Malet, representante da Delegação Geral de Armamento (DGA) da França, e Ron Mathews, professor da Cranfield University (Reino Unido), nacionais, das Forças Armadas e de outros órgãos do governo, como a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da FINEP, entre outros. O intercâmbio de experiências possibilitou a constatação de que, apesar de possuírem diferentes contextos sócio-político-econômicos, outros países também enfrentam empecilhos semelhantes aos do Brasil.  

O evento foi organizado pela ESG e FINEP, com o apoio da Secretaria-Geral do MD e do Instituto Pandiá Calógeras (MD) e apoio institucional da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Confira o vídeo institucional do I SEGAD e o vídeo sobre os dias de evento.

Foram dois dias de trabalhos divididos em 4 grandes painéis:

Planejamento e Priorização de Capacidades Militares e o Plano de articulação e Equipamentos de Defesa (PAED)

 

Modelo para a Gestão de Pessoal Altamente Especializado

 

Gestão do Ciclo de Vida com foco em Sistemas Complexos

 

Desafios para a Sustentabilidade da Base Científica, Tecnológica e Industrial de Defesa.

 

 

 

registrado em: