Você está aqui: Página Inicial > Conhecimento Científico > Biblioteca > Rede Pergamum

Rede Pergamum

A opção por estar atrelada a uma rede, primeiro pertencente à Fundação Getúlio Vargas e, atualmente ao Pergamum facilitou o cadastro e gerenciamento de livros e usuários, possibilitando a consulta on line.

 

A origem do Software PERGAMUM

              O Software PERGAMUM foi desenvolvido em 1988 pela Divisão de Processamento de Dados (DPD) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR). Esse sistema vem se destacando entre muitos outros existentes pela sua confiabilidade e por fazer parte de uma grande rede, o que o torna financeiramente acessível.

 

Definição do PERGAMUM

      O Sistema Integrado de Bibliotecas – Pergamum funciona de forma integrada, pois é operacionalizado em rede, minimizando o trabalho de catalogação e integrando os serviços prestados pela Instituição.

 

Pontos Positivos que contaram a favor da Escolha da Rede PERGAMUM:

A escolha e implantação do Pergamum como sistema para manusear as informações deve-se às facilidades tecnológicas oferecidas pelo sistema, tanto aos usuários quanto aos profissionais que o manuseiam:

 - Segurança dos dados;

- Gerenciamento de informações;

- Comunicação com os usuários;

- Processamento técnico (catalogação);

- Controle de usuários e dos títulos emprestados;

- Disponibilidade de serviços via web.

           

      O papel da biblioteca na questão do gerenciamento de documentos sofreu transformações ao longo do tempo, muitas vezes devido à conjuntura nacional e internacional, que propiciou a adoção de medidas no controle do acesso à informação.

      Essa biblioteca, criada há mais de 65 anos, acumulou um banco de informações que merecia ser gerido por um sistema confiável, seguro e que permitisse um acesso facilitado à informação administrada por uma instituição que se torna cada vez mais confiável e menos onerosa, em razão do crescente número de usuários.

      Atualmente a Biblioteca utiliza-se da Rede Pergamum vinculada à Diretoria de Patrimônio Histórico- Cultural da Marinha (DPHDM).

 

REDE PERGAMUM clique aqui