Você está aqui: Página Inicial > CURSOS REGULARES > Curso de Análise de Crises Internacionais

Curso de Análise de Crises Internacionais

Objetivo Geral

O Curso de Análise de Crises Internacionais (CACI) tem por objetivo capacitar especialistas para a realização de análise de crises internacionais, desenvolvendo habilidades interpretativas para aprofundar a compreensão da realidade política internacional contemporânea, com ênfase na área de Segurança Internacional.

 Organização do Curso

O CACI será realizado ao longo de 5 (cinco) semanas consecutivas, sendo as duas primeiras na modalidade de ensino a distância e as demais na modalidade de ensino presencial, em Brasília. As cinco semanas desenvolver-se-ão no período de 13 de abril a 15 de maio de 2020. A fase EAD será realizada no período de 13 a 24 de abril e a fase presencial no período de 27 de abril a 15 de maio. O curso possui a carga horária total de 132 h/a, sendo 106 h/a de atividades de estudo e 6 h/a de atividades administrativas e 20h de Estudos e Pesquisas Individuais.

A estrutura curricular compreende as seguintes disciplinas e áreas de conhecimento: Relações Internacionais, Direito Público Internacional, Economia Política Internacional, Teoria de Crises Internacionais, Modelos de Análise de Crises Internacionais e de Geopolítica

 Abordagem Metodológica

A abordagem metodológica desenvolvida pela ESG propicia aos discentes, experiência prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, configurando-se como um sistema de estudos, pesquisas e atividades, exigindo comprometimento individual e trabalhos em grupo.

O CACI propõe-se a desenvolver competências que permitam a realização de análise de crises internacionais, visando à prestação de alto nível no campo da política internacional.

Tais competências serão atingidas pela natureza instrumental do curso: os conceitos e teorias que fundamentam o estudo de crises internacionais não são estudadas como um fim em si mesmas, mas como mero embasamento para a aplicação de modelos de análise de crises.

A instrumentalidade do curso contribui para que os discentes recebam conhecimento útil e atualizado ao exercício de cargos e de funções de analistas de política internacional e de inteligência, de formulador de cenários e de assessor internacional.

 Indicação e Seleção

Para realizar cursos na ESG, os civis e militares das Forças Estaduais devem ser indicados por instituições convidadas por esta Escola, que conduzirá o Processo Seletivo.

Os militares e civis das Forças Armadas são indicados diretamente pelo Ministério da Defesa ou pelas respectivas Forças Singulares.

Os demais critérios para indicação e seleção aos cursos da ESG são publicados, anualmente, em Diretriz para o Planejamento e Processo Seletivo dos Cursos da Escola, no Diário Oficial da União e disponível na página eletrônica da ESG.

 Contatos para esclarecimentos e informações adicionais sobre os de indicação e seleção deverão ser feitos por intermédio da Assessoria de Seleção e Avaliação (ASA), no seguinte telefone e endereço eletrônico: (21) 3545-9867 / asa@esg.br.

  Para outros esclarecimentos, favor contatar a coordenação do curso, na ESG Brasília:

Coronel R/1 Paulo Roberto :

E-mail: pauloroberto@esg.br/ paulolaraburu@hotmail.com

Telefones: (61) 2023-5288