Você está aqui: Página Inicial > CURSOS REGULARES > Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia

Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia

O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o início da atividade geral de formação de atitudes estimula a padronização da gestão inovadora da qual fazemos parte.

 Objetivo Geral

 Preparar civis e militares do Brasil e de Nações Amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial na área de Defesa Nacional.

Público-alvo: oficiais-generais e oficiais superiores das Forças Armadas, Forças Auxiliares e de Nações Amigas e civis indicados por instituições convidadas.

RESUMO HISTÓRICO DO CURSO (CLIQUE AQUI)

 

Organização do Curso

A estrutura curricular do CAEPE é disposta em duas grandes fases que refletem a abordagem metodológica do curso (fase básica e fase conjuntural), divididas temporalmente de acordo com as fases do Método de Planejamento da ESG.

Os diversos Estudos estão organizados por meio de Disciplinas, pelo critério de afinidade e coordenação dos assuntos e áreas de conhecimento.A fase básica apresenta fundamentos e conceitos que servirão de fundamento para os estudos e atividades de alta complexidade que se ocorrerão a seguir.A fase conjuntural aprofunda e integra conhecimentos que vão possibilitar a efetivação de avaliações conjunturais e a construção de cenários, nacionais e internacionais, elaborados nesta fase.Durante esse período, são estabelecidas condições para que o estagiário complemente os conhecimentos iniciais por meio de estudos de problemas conjunturais do Brasil e outros relacionados ao interesse nacional, organizados nas Expressões do Poder Nacional, a saber: Política, Econômica, Psicossocial, Científica e Tecnológica e Militar.

O CAEPE funciona ao longo de, aproximadamente, 40 (quarenta) semanas, possuindo carga horária total de 1.000 (mil) horas. O detalhamento da estrutura curricular do CAEPE pode ser visualizado a seguir.

DETALHAMENTO DA ESTRUTURA CURRICULAR (CLIQUE AQUI)

 

Abordagem Metodológica

A abordagem metodológica desenvolvida pela ESG propicia aos estagiários a aplicação prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, caracteriza-se, desse modo, como um sistema de estudos, pesquisas e atividades que requer tanto desempenhos individuais como em grupo. Para tanto, são utilizadas técnicas de ensino que tornem as atividades mais produtivas e dinâmicas, de modo a favorecer a participação, a troca de experiências e o desenvolvimento dos estagiários.

 

Indicação e Seleção

Para realizar cursos na ESG, os civis e militares das Forças Estaduais devem ser indicados por instituições convidadas por esta Escola, que conduzirá o Processo Seletivo.

Os militares e civis das Forças Armadas são indicados diretamente pelo Ministério da Defesa ou pelas respectivas Forças Singulares.

Os demais critérios para indicação e seleção aos cursos da ESG são publicados, anualmente, em Diretriz para o Planejamento e Processo Seletivo dos Cursos da Escola, no Diário Oficial da União e disponível na página eletrônica da ESG.

Instruções para inscrição no Processo Seletivo

            Parecer da Instituição

            Termo de Compromisso Institucional  

Ficha Informativa de Militares (preenchimento obrigatório para os militares das FFAA indicados ao curso)

 

Contatos para esclarecimentos e informações adicionais sobre os processos de indicação e seleção deverão ser feitos por intermédio da Assessoria de Seleção e Avaliação (ASA), no seguintes telefones e endereço eletrônico: (21) 3545-9867 / (21) 3545-9868 ou asa@esg.br.

 

Para outros esclarecimentos sobre a condução do curso, favor contatar a coordenação do mesmo:

 

Cel R/1 Christiano

E-mail: christiano@esg.br

 

Sgt Priscila

E-mail: priscila@esg.br

Telefone: (21) 3545-9843