Você está aqui: Página Inicial > CURSOS REGULARES > Curso de Estado-Maior Conjunto

Curso de Estado-Maior Conjunto

Objetivo Geral

Preparar militares para o exercício de funções nos Estados-Maiores Conjuntos e para o desempenho de atividades que envolvam o planejamento e o emprego estratégico-operacional de forças militares em operações conjuntas, ou executadas sob orientação e supervisão do Ministério da Defesa. 

Público-alvo: oficiais superiores das Forças Armadas.

RESUMO HISTÓRICO DO CURSO (CLIQUE AQUI)

 

Organização do Curso

O CEMC está estruturado em 2 (dois) módulos: não presencial e presencial.
O módulo I, não presencial, realizado em ambiente virtual de aprendizagem, é destinado à revisão conceitual e atualização dos fundamentos necessários à compreensão do planejamento e emprego de forças em operações conjuntas. É realizado em, aproximadamente, 4 (quatro) semanas, com previsão de 2 h/a por dia, de 2ª a 6ª feira.

A estrutura curricular do módulo II, presencial, é desenvolvida em 2 (duas) fases, básica e específica, ao longo de, aproximadamente, 16 (dezesseis) semanas, com uma carga horária total em torno de 560 (quinhentos e sessenta horas), distribuídas em 4 (quatro) disciplinas.

Sua estrutura curricular pretende conduzir o estagiário para uma aplicação prática do conteúdo programático, o qual contemplará assuntos ligados direta ou indiretamente ao conhecimento sobre o planejamento e o emprego de forças em um Comando Conjunto. O detalhamento da estrutura curricular do CEMC pode ser visualizado a seguir.

DETALHAMENTO DA ESTRUTURA CURRICULAR (CLIQUE AQUI)

 

Abordagem Metodológica

A abordagem metodológica desenvolvida pela ESG possibilita aos estagiários a aplicação prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, configurando-se como um sistema de estudos, pesquisas e atividades que requerem tanto desempenhos individuais como em grupo. Para tanto, técnicas de ensino adequadas são usadas para tornar as atividades mais produtivas e dinâmicas, de modo a favorecer a participação, a troca de experiências e o desenvolvimento dos estagiários.

 

Indicação e Seleção

A indicação e a seleção são realizadas pelos Comandos das Forças, por solicitação do MD, conforme descritas na Diretriz para o Planejamento e Processo Seletivo dos Cursos da ESG, publicada anualmente e disponível na página eletrônica da ESG.