Você está aqui: Página Inicial > CURSOS REGULARES > Curso de Logística e Mobilização Nacional

Curso de Logística e Mobilização Nacional

Objetivo Geral

Preparar civis e militares para atuar nos níveis gerencial, de assessoramento e executivo nos órgãos responsáveis pelo Sistema Nacional de Mobilização (SINAMOB).

Público-alvo: civis e oficiais superiores das Forças Armadas e Forças Auxiliares.

RESUMO HISTÓRICO DO CURSO (CLIQUE AQUI)

 

Organização do Curso

A estrutura curricular do CLMN é desenvolvida em aproximadamente 15 semanas, com uma carga horária total em torno de 460 (quatrocentas e sessenta) horas destinadas aos estudos teóricos e aplicações práticas do conteúdo programático, estabelecidos por meio de estudos e disciplinas, ministrados de modo a integrar os conhecimentos das seguintes áreas: Administração, Política, Economia, Geopolítica, Prospectiva e Planejamento Estratégico, Psicossocial, Científico-Tecnológica, Militar, Logística e Mobilização. O detalhamento da estrutura curricular do CLMN pode ser visualizado a seguir.
DETALHAMENTO DA ESTRUTURA CURRICULAR (CLIQUE AQUI) 

 

Abordagem Metodológica

A abordagem metodológica desenvolvida pela ESG proporciona aos estagiários a aplicação prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, configurando-se como um sistema de estudos, pesquisas e atividades que requer tanto desempenhos individuais como em grupo. Para tanto, as técnicas de ensino usadas tornam as atividades mais produtivas e dinâmicas, de modo a favorecer a participação, a troca de experiências e o desenvolvimento dos estagiários.

 

Indicação e Seleção

Para realizar cursos na ESG, os civis e militares das Forças Estaduais devem ser indicados por instituições convidadas por esta Escola, que conduzirá o Processo Seletivo.

Os militares e civis das Forças Armadas são indicados diretamente pelo Ministério da Defesa ou pelas respectivas Forças Singulares.

Os demais critérios para indicação e seleção aos cursos da ESG são publicados, anualmente, em Diretriz para o Planejamento e Processo Seletivo dos Cursos da Escola, no Diário Oficial da União e disponível na página eletrônica da ESG.

Contatos para esclarecimentos e informações adicionais sobre os processos de indicação e seleção deverão ser feitos por intermédio da Assessoria de Seleção e Avaliação (ASA), no seguinte telefone e endereço eletrônico: (21)3545-9867 / asa@esg.br.