Você está aqui: Página Inicial > CURSOS REGULARES > Curso de Diplomacia de Defesa

Curso de Diplomacia de Defesa

Objetivo Geral

Desenvolver competências relacionadas ao exercício da atividade de Diplomacia e Defesa, com vistas aos interesses da Política Nacional de Defesa, conciliados com os objetivos da Política Externa Brasileira.

 Organização do Curso

Para a consecução do objetivo do CDIPLOD a estrutura curricular apresenta uma abordagem inicial de base teórica no campo das Relações Internacionais, explora aspectos mais relevantes da Diplomacia Brasileira, conduzida pelo Ministério das Relações Exteriores e destaca temas da Defesa Nacional que mais interessam ao exercício daquelas funções. Complementam-se tais competências com conteúdos próprios de profissões de áreas afins, agregando desta forma, os conhecimentos necessários e o uso de ferramentas adequadas, àqueles que poderão participar do processo de representação do Brasil no exterior.

O CDIPLOD será realizado ao longo de 5 semanas, sendo 3 na modalidade de ensino a distância, de 24 de agosto a 11 de setembro, e 2 na modalidade presencial, no período de 14 a 25 de setembro. O curso possui carga horária total de 118 horas/aula, sendo 108 horas de atividades de estudo, 4 horas de estudos e pesquisas individuais e 6 horas de atividades administrativas.

Para o cômputo da carga horária, são consideradas 8 horas de atividades por dia, nas segundas e terças-feiras, de 08:30h às 17:00hs.

DETALHAMENTO DA ESTRUTURA CURRICULAR (CLIQUE AQUI)

 Abordagem Metodológica

A abordagem metodológica desenvolvida pela ESG propicia aos discentes, experiência prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, configurando-se como um sistema de estudos, pesquisas e atividades, exigindo comprometimento individual e trabalhos em grupo.

 

Indicação e Seleção

Para realizar cursos na ESG, os civis e militares das Forças Estaduais devem ser indicados por instituições convidadas por esta Escola, que conduzirá o Processo Seletivo.

Os militares e civis das Forças Armadas são indicados diretamente pelo Ministério da Defesa ou pelas respectivas Forças Singulares.

Os demais critérios para indicação e seleção aos cursos da ESG são publicados, anualmente, em Diretriz para o Planejamento e Processo Seletivo dos Cursos da Escola, no Diário Oficial da União e disponível na página eletrônica da ESG.

Instruções para Inscrição no Processo Seletivo

            Parecer da Instituição

            Termo de Compromisso Institucional

            Ficha Informativa de Militares (preenchimento obrigatório para os militares das FFAA indicados ao curso)

Contatos para esclarecimentos e informações adicionais sobre os processos de indicação e seleção deverão ser feitos por intermédio da Assessoria de Seleção e Avaliação (ASA), no seguinte telefone e endereço eletrônico: (21) 3545-9867 / (21) 3545-9868 ou asa@esg.br.

 Para outros esclarecimentos sobre a condução do curso, favor contatar a coordenação:

 Diretor do CDIPLOD: 
Cel R/1 (EB) Luiz Otávio Sales Bonfim.
E-mail: luiz.bonfim@defesa.gov.br
(61) 2023-5289 ou
(61) 98125-6715