Você está aqui: Página Inicial > CURSOS REGULARES > Curso Superior de Defesa

Curso Superior de Defesa

Objetivo Geral

Proporcionar conhecimentos para o exercício de funções de assessoramento de alto nível as quais envolvam assuntos de defesa, tanto no âmbito do MD como nos demais órgãos governamentais de interesse da Defesa Nacional, promovendo a interação entre os integrantes dos Cursos de Altos Estudos realizados pelas Forças Armadas e pela ESG.

Público-alvo: civis e militares das Forças Armadas, Forças Auxiliares e Nações Amigas.

 

Organização do Curso

 O currículo do CSD está estruturado em 3 (três) disciplinas que articulam e sistematizam os conteúdos abordados e integram conhecimentos das seguintes áreas: Defesa; Política e Estratégia e Relações Internacionais. Tendo em vista que a interação entre as Forças é um requisito fundamental para a eficiência e a eficácia da Defesa Nacional, o caráter integrador norteia a execução do curso. O CSD possui carga horária total em torno de 250 (duzentas e cinquenta) horas, distribuídas no período de março a novembro, sendo desenvolvido concomitante aos cursos de Altos Estudos (CAEPE, C-PEM, CPEAEx e CPEA).

O detalhamento da estrutura curricular do CSD pode ser visualizado a seguir. DETALHAMENTO DA ESTRUTURA CURRICULAR (CLIQUE AQUI) 

 

Abordagem Metodológica

A abordagem metodológica desenvolvida pela ESG propicia aos estagiários a aplicação prática dos conteúdos estudados em diversos níveis de complexidade, configurando-se como um sistema de estudos, pesquisas e atividades que requer tanto desempenhos individuais como em grupo. Para tanto, técnicas de ensino específicas tornan as atividades mais produtivas e dinâmicas, de modo a favorecer a participação, a troca de experiências e o desenvolvimento dos estagiários.

 

Indicação e Seleção

O curso é destinado exclusivamente aos estagiários matriculados nos cursos de Altos Estudos das Forças, não havendo processo seletivo para este curso.