Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 4º Encontro - Planejamento baseado em capacidades nas Forças Armadas

Notícias

4º Encontro - Planejamento baseado em capacidades nas Forças Armadas

O Assessor de Planejamento Baseado em Capacidades do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Brigada R/1 João Denison Maia Correia, apresentou no quarto encontro do Ciclo de Atualização do Curso de Gestão de Recursos de Defesa, em 14/10, o tema “Coordenação do Emprego Conjunto das Forças Armadas – Planejamento Baseado em Capacidades (PBC).

O palestrante explicou o que é o PBC e suas vantagens para a Defesa do país e como, antigamente, cada Força tinha autonomia para planejar suas capacidades individualmente e, hoje, com a figura do EMCFA, essa coordenação é integrada e leva em consideração a atuação conjunta das Forças. “Os objetivos estratégicos é o que vai estabelecer o que se vai atingir e a partir daí delineamos as necessidades”, disse o General.

Segundo o Assessor, uma das principais vantagens do PBC é criar uma sinergia entre as Forças e seu planejamento de capacidades, diminuindo redundâncias como diferentes aquisições de helicópteros e formação de pilotos para cada modelo. “Além disso, essa sinergia estimula o fomento em desenvolvimento e pesquisa”, completou.

O CGERD é uma parceria entre a Escola Superior de Guerra (ESG) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). São nove encontros com palestrantes que trazem a discussão de temas relacionados à Defesa e à indústria nacional.

registrado em: