Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 5º Seminário dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas e da ESG premia trabalhos acadêmicos

Notícias

5º Seminário dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas e da ESG premia trabalhos acadêmicos

No dia 8 de outubro, a Escola Superior de Guerra (ESG) e o Departamento de Ensino do Ministério da Defesa (DEPENS) promoveram o encerramento do 5º Seminário dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas e da ESG, realizado de 6 a 8 de outubro no campus Rio de Janeiro da Escola.


No evento, realizado de forma presencial e on-line, representantes de instituições como ESG, Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Universidade da Força Aérea (UNIFA), Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT) se reuniram para apresentar atividades, projetos e os trabalhos desenvolvidos por seus pós-graduandos.


Sempre voltados para o tema da Defesa Nacional, as pesquisas colaboram para o desenvolvimento das Forças Armadas no âmbito acadêmico, refletindo na execução de sua missão.


No encerramento do Seminário, o trabalho “O uso militar de aeronave remotamente pilotada no Brasil: marco regulatório em conflitos armados”, do 1º Tenente Webert Leandro Barreto da Silva, da UNIFA, foi premiado em primeiro lugar por ter se destacado. O Capitão-Tenente Bruno Carvalho, da EGN, ficou em segundo lugar com o trabalho “As transformações do pensamento estratégico marítimo nos séculos XX e XXI: Construindo a securitização do mar”, e o pós-graduando Rafael de Morais Lima, da ESG, ficou em terceiro lugar com o tema “Crowding-in ou crowding-out: gastos militares e investimentos no período”.


O General de Divisão Paulo Roberto Viana Rabelo, Diretor do Departamento de Ensino da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, ressaltou a importância do seminário e da 9ª Reunião dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas e da ESG, realizada no dia 6 de outubro, para a integração das Forças Armadas com o meio acadêmico. “Tivemos a oportunidade de avaliar todo esse trabalho que vem sendo realizado e também ouvir as propostas de melhorias, que vamos procurar estudar e implementar para a melhoria das atividades de ensino nas Forças Armadas”, afirmou.


Ao fazer uso da palavra, o Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, Comandante da ESG, elogiou o empenho dos participantes e o formato on-line que permitiu que o evento fosse realizado mesmo durante a pandemia. “Foram debates de grande qualidade, que reforçam a excelência da pesquisa e da contribuição acadêmica, com cerca de 50 participantes civis e militares. A interação entre docentes e discentes dos programas de pós-graduação em seminários como este é extremamente importante. Felicito a todos que participaram e encorajo que continuem com suas pesquisas, que são de grande valor para o Ministério da Defesa, para as três Forças e para o Ministério da Defesa”, celebrou o Almirante.


Prestigiaram a cerimônia de encerramento do 5º Seminário dos Programas de Pós-Graduação das Forças Armadas e da ESG o Contra-Almirante Marcio Magno de Farias Franco e Silva, Superintendente de Pesquisa e Pós-Graduação da EGN, o Brigadeiro Augusto César Amaral, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIFA, e o General de Brigada General de Brigada R/1 Walter Nilton Pina Stoffel, Diretor do DECEX.

registrado em: