Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ALOCUÇÃO ALUSIVA AO 70º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

Notícias

ALOCUÇÃO ALUSIVA AO 70º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA

      Hoje, a Escola Superior de Guerra encontra-se engalanada para comemorar o septuagésimo aniversário de sua criação, fruto da capacidade de compreensão, por parte de nossos pioneiros, das condições político-estratégicas do Brasil em um cenário pós-conflitos mundiais, em que, se por um lado, seria essencial manter as Forças Armadas permanentemente preparadas para a defesa da Pátria, por outro, ainda mais indispensável seria acelerar o crescimento do País, de forma a incluí-lo entre as grandes potências.

     Além da existência de uma coerência doutrinária no pensamento geopolítico brasileiro, herança de uma clara visão estratégica legada pelos portugueses, os ensinamentos obtidos durante visita realizada ao National War College, em 1948, por uma comitiva liderada pelo Marechal Salvador César Obino, então Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, lançaram as bases para o estabelecimento de uma instituição nacional de altos estudos.

     Tendo por propósito a contribuição com a capacitação de militares e civis para o exercício de direção e de assessoramento de alto nível na Administração Pública, a ESG foi criada em 20 de agosto de 1949, e os seus trabalhos acadêmicos tiveram início em 15 de março de 1950, com a aula inaugural do Curso Superior de Guerra proferida para Oficiais pelo próprio Marechal César Obino.

     Seus primeiros Comandantes foram o Marechal Cordeiro de Farias, que estabeleceu os fundamentos sobre os quais o ensino e a pesquisa ainda se apoiam, e o General Juarez Távora. Em sequência, o Vice-Almirante Ernesto de Araújo iniciou um sistema de rodízio entre as três Forças Singulares e manteve a busca pelo enfoque multidisciplinar, no qual professores, estagiários e integrantes do Corpo Permanente contribuem igualmente para o mútuo crescimento intelectual e profissional.

     Desde a sua gênese, a Escola foi reconhecida por um conjunto de características que identificam a solidez de seu espírito e de suas práticas, primando pelos estudos voltados para o binômio segurança e desenvolvimento, pelo estímulo ao trabalho em equipe e pelo emprego de um Método de Planejamento Estratégico, cuja marca é a valorização do bem comum. Entretanto, essa mesma firmeza também pode ser verificada na evolução sempre promovida em sua estrutura e no escopo de suas atividades e dos cursos ministrados, cabendo citar:

     - O universo de estagiários foi ampliado logo após a criação, com a inclusão de civis, em 1951, e de mulheres, em 1973. A base conceitual das divisões de ensino, inicialmente composta pelas expressões do Poder Nacional, teve paulatinamente agregados temas como geopolítica, relações internacionais, logística, mobilização e inteligência estratégica. A partir da criação do Ministério da Defesa, para que este contasse com um prestimoso concurso na formulação doutrinária, foram sendo criados institutos de pesquisa, dedicados aos estudos estratégicos, à doutrina de operações conjuntas e à Logística de Defesa, voltados ao relacionamento com a Academia e em apoio à Base Industrial de Defesa.

     Nessa dinâmica, deve ser ressaltada a inauguração, no dia dois de dezembro próximo, de uma nova sede do Campus Brasília, criado em 2011 para atender à necessidade de maior aproximação com o centro político do País, que funcionará em modelo de compartilhamento das facilidades de ensino com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), renomada instituição de ensino.

     Além dos onze cursos ministrados e do programa de pós-graduação “stricto sensu” já em andamento, foi realizado em 2019 um significativo número de simpósios, seminários, painéis, mesas redondas, entre outras atividades de pesquisa e extensão, para a obtenção ou divulgação de conhecimentos de interesse da Defesa. Em adição ao calendário programado, ainda foi possível executar tempestivamente outras demandas imediatas apresentadas tanto pelos Ministérios quanto pelo Setor Produtivo.

     Também complementando os atuais Cursos de Altos Estudos realizados no Rio de Janeiro e em Brasília, a Escola contou com a fundamental ligação com a sociedade civil proporcionada pela ADESG, Associação que busca promover o debate sobre a Defesa Nacional por meio dos Cursos de Estudos Político-Estratégicos conduzidos por suas Delegacias, abordando problemas nacionais e regionais e divulgando noções de civismo e o culto da ética.

Além disto, a Escola tem interagido com instituições congêneres no Brasil e no exterior, bem como com a Junta Interamericana de Defesa, contribuindo para a projeção da ESG e para o estreitamento de laços do Brasil com outros países.

     Para que esses objetivos estejam sendo concretizados, releva destacar que a ESG tem contado com a prioridade e o apoio incondicional do Ministro da Defesa, General FERNANDO; dos Comandantes das Forças, Almirante ILQUES, General LEAL PUJOL e Brigadeiro BERMUDEZ; do Chefe do EMCFA, Brigadeiro BOTELHO; e do Secretário-Geral do MD, Almirante GARNIER; e de suas equipes.

     Nesta data, aproveitamos a oportunidade para agradecer aos insignes chefes militares e integrantes do Corpo Permanente que nos antecederam, pelos exemplos de sacrifício e dedicação, permitindo que nossa Escola mantivesse os valores que inspiraram a sua criação navegando por mares nem sempre calmos. Estou confiante em nossa capacidade de manter o rumo seguro e de prestar o serviço que a Nação necessita e espera de nós.

     De forma especial, devemos reconhecer o esforço realizado não só pelo vibrante e incansável Corpo Permanente, formado por Militares e Servidores Civis, antigos Mestres e jovens Professores do Magistério Superior, mas também por todos aqueles que concorreram, com o seu notável saber, para a manutenção do alto nível do trabalho realizado nos dois campi, seja por intermédio de suas Instituições, seja pelo caráter voluntário. A outorga da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias e do Título de Conferencistas Eméritos e Especiais representam o reconhecimento e a gratidão, da Escola, às instituições nacionais e estrangeiras e às pessoas que se tornaram parceiras no cumprimento de nossa missão.

     Ao comemorarmos mais um aniversário, concito a todos - Estagiários, Corpo Permanente, Professores e Administração - para que não nos afastemos dos valores e da tradição de nossa Escola, compreendendo, em um mundo cada vez mais complexo, o que é importante para a Segurança e o Desenvolvimento do País, de forma a honrar aqueles que nos antecederam, a orgulhosamente vencer os desafios do presente e a proporcionar uma instituição cada vez mais reconhecida nacional e internacionalmente como uma Escola de Excelência na condução de estudos e reflexões sobre o Brasil.

Parabéns à Escola Superior de Guerra!

Tudo pela Pátria!

 

ALIPIO JORGE RODRIGUES DA SILVA

Almirante de Esquadra

Comandante da Escola Superior de Guerra

registrado em: