Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artigos do CAEPE 2019 são aprovados na China

Notícias

Artigos do CAEPE 2019 são aprovados na China

Três artigos científicos produzidos por estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra (CAEPE/ESG) de 2019 foram aprovados pela Academia Chinesa de Ciências Sociais.

Os trabalhos foram apresentados em Beijing por dois dos nossos estagiários, o Promotor de Justiça do Maranhão, Cássius Guimarães Chai, e a Analista Legislativo da Câmara dos Deputados, Maria Raquel Mesquita Melo, ambos orientandos do Prof. Dr. Eduardo Spiller, integrante do Corpo Permanente da Escola.

O Promotor Chai apresentou seu trabalho intitulado “Building Sustainable Business Development: Discussing Proposals on the SENDAI Framework with Corporate Governance Principles for Compliance Standards” e o artigo “Agroterrorism and National Defense: Learning to Deal with Weak Signals and Avoiding Surprises”, de autoria do Prof. Dr. Daniel Vidal Perez, da Embrapa, estagiário do CAEPE 2018 e do Prof Dr. Eduardo Spiller.

Em seguida, Maria Raquel Mesquita Melo expôs seu artigo “How We Closed the Second Largest Dumpsite in the World”. Os artigos tratam de três temas relevantes para a Segurança, a Defesa e o Desenvolvimento Nacionais. O primeiro aborda a construção do desenvolvimento sustentável nos negócios, a partir do modelo SENDAI e os princípios de governança.  

O segundo artigo tem como objeto de estudo a Defesa Nacional, no que tange o agroterrorismo, a partir da identificação e do acompanhamento dos chamados sinais fracos, de modo a serem evitadas surpresas.

Por fim, o terceiro artigo versa sobre a mitigação de ameaças à saúde pública e à sustentabilidade, objeto de crescente pressão internacional, a partir do fechamento do segundo maior depósito de resíduos no mundo, existente no Brasil.

registrado em: