Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CAED realiza viagem acadêmica aos Estados do Rio e São Paulo

Notícias

CAED realiza viagem acadêmica aos Estados do Rio e São Paulo

O Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED) da Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, entre 27 e 31 de maio, uma viagem de estudos para conhecer as organizações civis e militares, dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, que desenvolvem atividades relevantes para as áreas de defesa, segurança e desenvolvimento.

Em São Paulo, os estagiários visitaram as instalações da Embraer em Gavião Peixoto e em São José dos Campos, conhecendo o avião cargueiro-reabastecedor KC-390, um projeto em conjunto com a Força Aérea Brasileira que deverá substituir o cargueiro Hércules C-130. Outro local visitado foi o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde participaram da palestra sobre as conquistas históricas e os principais desafios contemporâneos da instituição.

Na passagem pelo Rio de Janeiro a comitiva visitou a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN); o Complexo Naval de Itaguaí e o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB); o Complexo Naval da Ilha de Mocanguê, onde conheceram o Navio Multipropósito Bahia e o Comando da Força de Submarinos; e por fim, a sede da ESG. Na Escola foram recebidos pelo Subcomandante, Maj Brig Leonidas e, após apalestra, percorreram as instalações da Fortaleza de São João, um ponto que contribuiu para a formação e consolidação do Estado brasileiro.

A comitiva, chefiada pelo Comandante do Campus Brasília, Gen Bda Vendramin, contou com a presença do Coordenador do Curso, Cel Av Helbert, do Chefe da Divisão de Estagiários, Cel R1 Dantas, e do Prof. Dr. Peterson Ferreira da Silva.

Sobre o curso

O CAED, o mais importante curso da ESG Brasília, tem duração de quarenta e duas semanas, carga horária de 657 horas-aula e é equivalente a uma pós-graduação lato sensu. Composto por setenta e sete estagiários, civis e militares, oriundos de trinta e quatro órgãos da Administração Pública Federal, conta com a presença de três estrangeiros de países amigos: Argentina, Peru e Venezuela.

Ao longo do curso, os alunos do CAED assistem às aulas das disciplinas de Defesa Nacional, Relações Internacionais, Geopolítica, Pensamento Estratégico, Aquisições em Defesa Nacional, Evolução Política Brasileira e Metodologia do Trabalho Científico.

registrado em: