Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CAEPE forma 83 estagiários em 2019

Notícias

CAEPE forma 83 estagiários em 2019

Nos dias 4 e 5/12 o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra (CAEPE/ESG) realizou as solenidades de encerramento e de formatura da turma “ESG – 70 anos – Pátria Amada Brasil”, composta por 83 Estagiários, entre eles civis provenientes de diversos Órgãos Governamentais e formações, militares das Forças Armadas Brasileiras e das Polícias Estaduais de São Paulo e do Alagoas e, ainda, militares de Nações Amigas - Argentina, Peru e Uruguai.

No dia 4, o evento contou com a presença do Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, acompanhado do Subcomandante da ESG, Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Junior; do Diretor do CAEPE e Assistente Militar da Força Aérea na ESG, Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan; do Adjunto do CAEPE, Coronel Christiano Miranda da Silva; além dos Oficiais Generais do corpo permanente da Escola.

Durante a cerimônia, foram entregues os distintivos aos Estagiários. Ao final do evento, a placa da turma foi descerrada no saguão do Edifício Marechal Juarez Távora.

No dia 5, foi realizada a Cerimônia de Formatura, presidida pelo Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva. O orador da turma, Capitão de Mar e Guerra Paulo Roberto, enfatizou a importância do aprendizado recebido durante o ano e das viagens de estudo.

Em seguida, foi realizada a entrega dos Diplomas de Conclusão pelas autoridades integrantes da mesa de honra: o Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva; o Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva; o Subcomandante da ESG, Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Junior (representando o Comandante da Aeronáutica); e o Diretor do CAEPE e Assistente Militar da Força Aérea na ESG, Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan. E, posteriormente, foi realizada a imposição de distintivos do CAEPE aos formandos pelos padrinhos e madrinhas.

Após a entrega, em suas palavras o Almirante Alipio comentou que a história do CAEPE se confunde com a própria história da ESG. Ainda desejou sucesso aos estagiários: “Tenho plena convicção de que os conhecimentos aqui adquiridos serão diferenciais para a plena realização das atividades que os esperam em suas novas atribuições”.

O Ministro da Defesa encerrou a solenidade lembrando da tradição encontrada na Escola que formou vários ex-Presidentes durante sua história. Ressaltou, ainda, a importância do curso que proporciona discussões sobre políticas e estratégias. “Ao reunir civis e militares, brasileiros e estrangeiros, o curso favorece a integração e o livre debate”, destacou o Ministro.

A cerimônia ainda contou com a presença do Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, Chefe do Estado-Maior da Armada, da Embaixadora Liliana Ayalde, e demais autoridades civis e militares.

registrado em: