Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CAEPE realiza viagem de estudos ao Sul do Brasil

Notícias

CAEPE realiza viagem de estudos ao Sul do Brasil

O Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra (CAEPE/ESG) viajou, entre os dias 15 e 18 de outubro, a estudo para as cidades de Foz do Iguaçu (PR) e Gavião Peixoto (SP). A comitiva, chefiada pelo Diretor do CAEPE e Assistente Militar da Aeronáutica na ESG, Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan, teve por objetivo a coleta de dados e informações de importantes instituições sediadas nessas cidades.

Na usina Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), o grupo teve a oportunidade de conhecer de perto toda a planta de abastecimento da matriz energética do Brasil, cerca de 15%, e responsável por 86% do consumo paraguaio. Na ocasião, foi realizada uma apresentação pelo Chefe Adjunto de Informações da usina, Coronel (R1) Ronald, e, na sequência, visita às instalações.

No segundo dia, os estagiários visitaram a sede da Polícia Federal. No local, assistiram a palestras do Delegado-Chefe da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, Sr Fabiano Bordignon, do Delegado-Chefe da Receita Federal em Foz do Iguaçu, Sr Rafael Dolzan e, por fim, do Comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Exmo. Sr. General de Brigada Eickloff. Na oportunidade, foram apresentadas as dificuldades de se fiscalizar a fronteira diante dos mais variados tipos de ilícitos enfrentados por essas instituições como drogas e contrabando. Todos os palestrantes ressaltaram a importância da integração entre as três instituições nas operações realizadas em conjunto, na atividade de inteligência e nas grandes apreensões que resultam desse trabalho em equipe.

Encerrando o ciclo de visitas, os estagiários foram à sede da Embraer Defesa & Segurança na cidade de Gavião Peixoto (SP), onde foram recebidos pelo Cel (R1) Aita, Assessor do Presidente da empresa, que apresentou os principais projetos desenvolvidos atualmente para reforçar a eficiência do poder aeroespacial brasileiro. Após a explanação, os estagiários conheceram a linha de montagem das principais aeronaves utilizadas pela Força Aérea Brasileira, destacando-se o KC-390 e os caças super-tucano.

registrado em: