Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CAEPE visita PHM “Atlântico”

Notícias

CAEPE visita PHM “Atlântico”

O Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG) visitou o Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico” no dia 14/06.
A turma “ESG 70 Anos – Pátria Amada Brasil” teve a oportunidade de conhecer o navio que foi incorporado à Marinha do Brasil em junho de 2018. Na ocasião, os estagiários foram recepcionados pelo Comandante em Chefe da Esquadra, ViceAlmirante José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, com quem percorreram as instalações da embarcação e assistiram a uma palestra do Comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra Giovani Corrêa.
A aquisição do PHM “Atlântico” representou o aumento do poder brasileiro no controle de sua extensa área marítima e uma maior projeção do país no cenário internacional. O Navio é projetado para tarefas de controle de áreas marítimas e projeção de poder sobre terra, mar e ar. Com grande capacidade de suporte hospitalar, também é apropriado para missões de caráter humanitário, auxílio a vítimas de desastres naturais, de evacuação de pessoal e operações de manutenção de paz, além de poder ser empregado em missões estratégicas logísticas, com transporte de militares, munições e equipamentos.
Com a capacidade de operar com até sete aeronaves em seu convoo e 12 no hangar, o PHM “Atlântico” pode transportar Grupamentos Operativos de até 800 Fuzileiros Navais e projetá-los por movimentos helitransportados ou por superfície, empregando suas quatro lanchas de desembarque. Outra característica é sua autonomia: é capaz de cumprir três vezes o trajeto entre América do Sul e Europa sem precisar parar para abastecer. Destacam-se ainda seus quatro radares – um deles com capacidade 3D, alcance de 200 quilômetros e apto a detectar 90 alvos ao mesmo tempo.

registrado em: