Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CGEE visita Think Thanks em Brasília

Notícias

CGEE visita Think Thanks em Brasília

O Centro de Geopolítica e Estudos Estratégicos (CGEE) da Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, nos dias 15 e 16 de maio, uma visita institucional ao Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) e à Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), em Brasília.  
 
No IPEA, a delegação foi recebida pelo Diretor de Estudos Internacionais, Ivan Oliveira, e outros pesquisadores. Durante a visita, foram mostrados os processos de produção de conhecimento e esclarecidos questionamentos do CGEE.
 
Já na FUNAG, estavam presentes, além do presidente da Fundação, o Ministro Roberto Goidanich, a embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota, diretora do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI), o conselheiro Augusto César Batista de Castro, coordenador-geral de pesquisas do IPRI e o assessor da Presidência da FUNAG, Higor Francisco Gomes. Também participou da atividade o Embaixador Alessandro Candeas, Diretor do Departamento de Defesa do Itamaraty.
 
As duas fundações são reconhecidas como Think Tanks governamentais, tendo sido bem avaliadas em ranqueamento internacional. Ambas constam da lista dos melhores Think Tanks governamentais do mundo. Por isso, o objetivo da visita foi
identificar os aspectos que as conduziram a esse lugar de destaque na produção e divulgação de conhecimento.
 
Os Think Tanks são estruturas permanentes que se dedicam a estabelecer uma ponte entre a academia e os formuladores de políticas públicas, produzindo conhecimentos necessários para a elaboração dessas políticas. Também é objetivo dos Think Tanks levar para a sociedade o debate sobre temas de seu interesse.
 
A delegação da ESG foi composta pelo Diretor do CGEE, General de Brigada José Eustáquio Nogueira Guimarães, pelo Coronel Amaury Simões dos Santos Júnior e pelos  Professores Doutores Fábio Albergaria Queiroz, Guilherme Lopes da Cunha e Mariana Alves da Cunha Kalil.
 
Durante a visita, a FUNAG doou diversas publicações para o acervo da Biblioteca da Escola Superior de Guerra.

registrado em: