Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Controle do espaço aéreo Brasileiro é o tema da última palestra do Ciclo do CGERD

Notícias

Controle do espaço aéreo Brasileiro é o tema da última palestra do Ciclo do CGERD

Nesta terça-feira (03/11), o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, realizou a palestra de encerramento do Ciclo de Atualização do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD), com o tema “Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”. Na sequência, o Comandante da Escola Superior de Guerra, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, presidiu a cerimônia de encerramento do Ciclo.
No último encontro do CGERD, coube ao Brigadeiro Sergio Bastos apresentar os desafios de monitorar o espaço aéreo do Brasil uma vez que, a responsabilidade estende-se além de suas fronteiras terrestres, abrangendo também parte do Oceano Atlântico, o que soma aproximadamente 22 milhões de quilômetros quadrados, conforme tratados internacionais.
 
Segundo o palestrante, mesmo com essa dimensão continental, o Brasil pertence a uma reduzida lista de países que possuem um sistema integrado de defesa aérea e controle de tráfego aéreo. “Somos um dos 11 países membros de destaque da OACI (Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional), com 95% de eficiência na prestação dos serviços, e segundo colocado em termos de segurança operacional do controle do espaço aéreo”, ressaltou o Presidente do CISCEA.
 
O Brigadeiro Sergio Bastos apresentou, ainda, a estrutura e os projetos realizados pela Comissão, entre estes, os relacionados às novas tecnologias. “Temos que gerenciar as aeronaves não tripuladas também. Fizemos um teste em uma plataforma da Petrobras utilizando um drone para transporte de material entre plataformas com segurança. Utilizamos essa área especificamente sobre o mar para propiciar mais segurança e mitigar qualquer problema”, explicou.
 
Após a palestra, foi realizada a Cerimônia de Encerramento do CGERD, presidida pelo Comandante da ESG que, em suas palavras, reforçou a importância da parceria entre a Escola e a FIESP, que já dura 14 anos. “Os Estagiários puderam aprimorar seus conhecimentos sobre o tema Defesa Nacional assim como obtiveram as mais atualizadas informações sobre aplicação de recursos que envolvem bancos públicos e privados, além de programas de interesse do Ministério da Defesa. Então é com muita satisfação que a Escola Superior de Guerra finaliza o ciclo deste ano, fruto desta profícua parceria entre a ESG e a FIESP”.
 
A cerimônia contou ainda com a presença do Diretor do Ciclo e Secretário Executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Junior; do Subcomandante da ESG, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto; do Diretor Titular do Departamento de Defesa e Segurança da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Carlos Erane de Aguiar; do Coordenador Executivo de Conselhos e Departamentos da FIESP, General de Divisão R/1 Adalmir Manoel Domingos; e da Gerente de Relações Institucionais do Departamento de Defesa e Segurança da FIESP, Clara Martinolli Freire da Silva.
registrado em: