Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Altos Estudos em Defesa inicia ano letivo em Brasília

Notícias

Curso de Altos Estudos em Defesa inicia ano letivo em Brasília

No dia 26 de fevereiro foi realizada a cerimônia de abertura da 2ª Edição do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), realizado pelo Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG). O Secretário Geral do Ministério da Defesa, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, proferiu a Aula Magna de abertura do Curso.

O Almirante iniciou sua fala destacando que apenas com o amparo de uma Defesa bem adestrada e bem equipada o Brasil terá condições de negociar seus interesses. Em seguida, fez uma exposição sobre o Ministério da Defesa e as Forças Armadas, apresentando as atividades em que estão envolvidos, as metas a serem alcançadas e os projetos estratégicos da pasta.

Por fim, ressaltou que o Campus Brasília da Escola Superior de Guerra e o CAED atendem a uma demanda crescente do país de formação de especialistas civis e militares na área de defesa nacional.  Dessa forma, os estagiários do curso trazem novas contribuições e olhares para o desenvolvimento da política pública de Defesa, além de adquirirem conhecimento mais aprofundado sobre o papel das Forças Armadas no país e sua relação com os diferentes setores da sociedade.

A mesa de honra do evento foi composta pelo Almirante de Esquadra Claudio Portugal de Viveiros, Chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, pelo Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, subcomandante da ESG e pelo General de Brigada Wilson Mendes Lauria, Comandante do Campus Brasília da ESG.

A abertura do CAED 2019 foi prestigiada ainda por representantes das Embaixadas da Argentina, dos Estados Unidos, do Peru e da União Europeia, bem como autoridades dos ministérios da Defesa, da Justiça e das Relações Exteriores.

O CAED, o mais importante curso da ESG Brasília, tem duração de quarenta e duas semanas e é equivalente a uma pós-graduação lato sensu. Este ano a turma é composta por  77 estagiários civis e militares, oriundos de 34 órgãos da Administração Pública Federal, além de dois estrangeiros de países amigos - Argentina e Peru.

Ao longo do curso, os alunos do CAED assistem a aulas das disciplinas de Defesa Nacional, Relações Internacionais, Geopolítica, Pensamento Estratégico, Aquisições em Defesa Nacional, Evolução Política Brasileira e Metodologia do Trabalho Científico. Além disso, os estagiários participam de três viagens de estudos, duas em território nacional e uma internacional.

 

registrado em: