Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso Superior de Defesa realiza viagem de estudos a Brasília

Notícias

Curso Superior de Defesa realiza viagem de estudos a Brasília

De 13 a 17 de maio, 181 estagiários do Curso Superior de Defesa (CSD) da Escola Superior de Guerra (ESG) visitaram a Capital Federal para coletar dados e informações, a partir de palestras, debates e visitas a instituições públicas governamentais, com vistas à aplicação prática dos conteúdos estudados em sala de aula.
O primeiro compromisso foi no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), onde foram recebidos pelo Secretário Executivo do GSI, Gen Div Valério Stumpf Trindade. Em seguida, o Secretário de Assuntos de Defesa e Segurança Nacional, Brig Ar Ary Soares Mesquita, junto com sua equipe de especialistas, apresentou em uma palestra as atribuições da instituição. Para encerrar, houve uma visita guiada às instalações do Palácio do Planalto.
No segundo dia, o destino foi o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN). Antes de participarem da palestra do Ministro do STF, Alexandre de Moraes, no auditório da 1ª Turma, os alunos conheceram o plenário e um pouco mais da história do Tribunal. Na apresentação, o ministro tratou da importância da Constituição de 1988 para o alicerce do governo republicano e democrático, além dos desafios do Supremo frente ao contexto político. “Justiça é o equilíbrio para garantir direitos iguais dentro da regra democrática“, destacou Alexandre de Moraes.
Na parte da tarde, a comitiva visitou a parte histórica do Congresso e depois participou de um debate com o Deputado Eduardo Bolsonaro, Presidente do CREDN, na qual os estagiários puderam aprofundar o funcionamento da Comissão.
Seguindo o cronograma, na quarta-feira os Comandantes da Aeronáutica e do Exército, Ten Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez e Gen Ex Leal Pujol, respectivamente, apresentaram ao CSD suas estruturas organizacionais, contextos de emprego e tipos de atuação e perspectivas gerais para cada uma.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) ‘Cerrados’ foi a última Instituição visitada pelo CSD. Localizada na cidade satélite de Planaltina, os estagiários, após participarem de uma palestra sobre a história e pesquisas realizadas especificamente pela regional no bioma cerrado que compreende uma área de 204 mil m², visitaram as instalações onde são realizadas as experiências com solo, sementes e nutrientes. Segundo Cláudio Karia, Chefe-geral da unidade, os estudos contribuíram para tornar o solo do cerrado produtivo por meio da inserção de compostos e nutrientes corretivos da acidez, e recentemente, o foco está no manejo integrado de gado, plantio e floresta, que permitem um uso sustentável, rentável e mais produtivo do terreno.
 
Encerrando a viagem acadêmica, o corpo discente do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da ESG foi recebido no Comando de Operações Aéreas (COMAE) e no CINDACTA. O Chefe do Estado-Maior Conjunto do COMAE, Maj Brig Ar Ricardo Cesar Mangrich, proferiu a palestra sobre as atividades da organização  e acompanhou a comitiva para uma visita às instalações.
 
O Curso Superior de Defesa (CSD) reúne, além dos estagiários do CAEPE, estagiários do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM), do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) e do Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA).

registrado em: