Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Data Magna do Brasil é celebrada na ESG

Notícias

Data Magna do Brasil é celebrada na ESG

No dia 12 de setembro a Escola Superior de Guerra (ESG) celebrou a Independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822. Para aprofundar os conhecimentos sobre o fato histórico, o General de Brigada R1 Márcio Tadeu Bettega Bergo proferiu uma conferência aos estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia e do Curso de Estado-Maior Conjunto.

Chefe do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército e Presidente do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, General Bergo realizou um passeio pela história do Brasil, desde seu descobrimento, quando ainda era chamada “Pindorama” pelos nativos indígenas, até a atual situação do país. Ele abordou a expansão do território e atividades econômicas ao longo dos séculos e acontecimentos históricos marcantes, como a Inconfidência Mineira e a chegada da Corte Portuguesa, até o dia em que, às margens do rio Ipiranga, D. Pedro I declarou a independência brasileira.

Destacando o bom desempenho nacional na agricultura, mineração, pecuária e indústria e a sua rica biodiversidade, para o General o país ainda precisa se desenvolver em outras áreas. “Temos que construir o futuro. E para isso temos que enfrentar os problemas que aí estão”, afirmou o General Bergo.

Após a apresentação, os presentes desfrutaram de um almoço tipicamente brasileiro: feijoada. Prestigiaram a conferência o Comandante da ESG, Almirante de Esquadara Alipio Jorge Rodrigues da Silva, o Diretor do CAEPE, Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan, o Cônsul de Distrito Jorge Pouy, representando a Cônsul Geral do Uruguai María Noel Reyes, a Cônsul Geral Adjunta Sra. Vanina Yanino, representando a Cônsul Geral da Argentina Claudio Gutierrez e a Cônsul Adjunta do Peru Sarita Fonken, representando o Ministro Hugo Flores, Cônsul Geral do Peru.

registrado em: