Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em palestra do III CEED, Ministro da Defesa fala sobre o papel das Forças Armadas

Notícias

Em palestra do III CEED, Ministro da Defesa fala sobre o papel das Forças Armadas

O Ministro de Estado da Defesa Fernando Azevedo e Silva prestigiou o último dia do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, promovido em parceria pela Escola Superior de Guerra (ESG) e pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

No dia 19 de agosto, o Ministro falou, através de videoconferência, a mais de 200 participantes de diferentes partes do Brasil sobre “O Papel das Forças Armadas para a Segurança e Desenvolvimento Nacional”.

Em sua palestra, ele abordou a função exercida pelas Forças Armadas no país, cuja criação se confunde com a história da construção da nacionalidade brasileira. Com o dever de garantir a soberania, o desenvolvimento social e o apoio à defesa civil, as Forças Armadas têm emprego contínuo e ininterrupto na segurança de nosso litoral, fronteiras terrestres e espaço aéreo, sendo utilizadas nas mais diversas frentes.

O Ministro citou algumas das grandes operações em que os militares são empregados: eleições, greve dos caminhoneiros, garantia da lei e da ordem, apoio a comunidades indígenas, ações humanitárias, Operação Verde Brasil 2, Operação Carro-Pipa e Operação Acolhida.

Há ainda a Operação COVID-19, uma das principais frentes neste momento de combate à pandemia do coronavírus. São mais de 28 mil militares empregados por todo o país, distribuídos em dez comandos conjuntos, o que possibilitou a realização de mais de cinco mil ações de descontaminação e a produção de 566 mil máscaras e 24 mil litros de álcool em gel até o momento.

O Brasil também é tido como um exemplo de atuação em operações conjuntas internacionais. Há mais de 70 anos atuamos em operações de paz, estando presente em 40 das 72 operações realizadas pela ONU.

“O farol do Ministério da Defesa é garantir que as Forças Armadas tenham condições de cumprir sua missão constitucional. São instituições que gozam de prestígio e possuem os mais elevados índices de confiabilidade junto à população. Esse é o nosso orgulho”, destacou o Ministro Fernando Azevedo. Ao final de sua apresentação, os participantes puderam ainda realizar perguntas para dirimir dúvidas sobre o tema.

A palestra foi acompanhada pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, pelo Subcomandante da Escola e Diretor do Ciclo de Estudos, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, e pelo Diretor do Campus Brasília da ESG, General de Divisão Carlos André Alcântara Leite."