Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em palestra, Ministro Tarcísio ressalta importância da Infraestrutura para enfrentamento da pandemia

Notícias

Em palestra, Ministro Tarcísio ressalta importância da Infraestrutura para enfrentamento da pandemia

  Na última quinta-feira, 4 de junho, o II Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa recebeu a palestra do Ministro de Estado de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O evento é realizado em parceria pela Escola Superior de Guerra (ESG) e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Esta edição do Ciclo de Estudos acontece 100% através de videoconferência, conforme as orientações das autoridades de saúde.

Com o tema “A infraestrutura como vetor para impulsionar o Setor Industrial”, o Ministro logo abordou a importância da pasta para o momento de pandemia que enfrentamos. “Desde o início, a preocupação principal do presidente foi garantir que a logística funcionasse. Não adianta o supermercado estar aberto se o produto não chegar na prateleira, não for transportado, não for embalado, não for fabricado. Sempre nos preocupamos em não permitir que tivéssemos o impacto percebido na greve dos caminhoneiros de 2018, que, juntamente com o impacto da pandemia, iria provocar um caos”, salientou o Ministro Tarcisio.

Além de elencar as ações diretas para auxiliar o combate ao coronavírus, o Ministro de Infraestrutura destacou a atuação rápida do governo na questão econômica: “Estamos trabalhando agora no Pró-Brasil, um plano de retomada, que vai ajudar o país a dar o passo seguinte. Nós temos qualidade nos ativos, vários deles são direcionados para setores resilientes da economia”.

​            O setor de Defesa, importante base brasileira e universo de estudo da Escola Superior de Guerra, é um ponto que pode ser estratégico para essa retomada, na visão do Ministro. “Toda atividade industrial vai ser importante nesse momento. Nós vamos passar por uma reestruturação global das cadeias de produção. E como é que o Brasil vai se inserir? A indústria de defesa é uma indústria que agrega tecnologia, possui valor altíssimo valor agregado, emprega mão de obra especializada. Ela vai ser relevante, sim”.

Outro feito importante, em sua visão, é a continuidade das iniciativas nesse momento de crise. “Não paramos nenhum tipo de atividade. Todas as obras estão em andamento. Fizemos 23 entregas parciais de obra nesse período”, destacou o Ministro. Após sua exposição, o Ministro Tarcísio respondeu dúvidas e perguntas dos participantes. A palestra foi acompanhada pelo Subcomandante da ESG, Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, e pelo Diretor do Ciclo de Palestras e do Campus Rio da ESG, General de Brigada Marco Antonio Martin da Silva.

 

registrado em: