Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encerramento do Curso de Diplomacia de Defesa

Notícias

Encerramento do Curso de Diplomacia de Defesa

No dia 14 de novembro de 2019, o Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) realizou a cerimônia de encerramento e diplomação da 4ª turma do Curso de Diplomacia de Defesa (CDIPLOD).

A capacitação, com duração de seis semanas e carga horária de 114h/a, tem por objetivo desenvolver competências relacionadas ao exercício da atividade de Diplomacia e Defesa, com vistas aos interesses da Política Nacional de Defesa, conciliados com os objetivos da Política Externa Brasileira.

A quarta edição do curso contou com a participação de 23 estagiários, entre civis e militares, oriundos do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Vice-Presidência da República e da Polícia Federal.

A mesa de honra da cerimônia de encerramento e entrega de certificados foi composta pelo Subcomandante da ESG, Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araujo Medeiros Junior, pelo Comandante do campus ESG Brasília, General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes e pelo Diretor do CDIPLOD, Coronel R1 Bonfim. O evento contou com a presença do General de Divisão Douglas Bassoli, Secretário Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, do Sr. Marcio Paulo Buzanelli, Ex-Diretor da ABIN, e do Sr. Frank Márcio de Oliveira, Diretor adjunto da ABIN.

Após a abertura da cerimônia pelo Major Brigadeiro Leonidas, a oradora da Turma “Oswaldo Aranha”, Sra. Mila Campbel, servidora civil do Ministério da Defesa, foi convidada a proferir seu discurso. Em suas palavras, a Sra. Mila destacou a necessidade de coexistência e co-constituição entre Diplomacia e Defesa na projeção internacional brasileira, relembrando a fala do Barão do Rio Branco “nenhum Estado pode ser pacífico sem ser forte”. Enfatizou, ainda, a importância do CDIPLOD para discussão das principais questões que influenciam o posicionamento internacional brasileiro e como o curso possibilitou o entendimento sobre a construção do discurso diplomático e sobre as bases dissuasórias político-militares necessárias à sustentação desse mesmo discurso.

Na sequência, foram entregues os diplomas aos estagiários do curso. Ao fim do evento, foi realizado o descerramento da placa da Turma “Oswaldo Aranha”, conduzido pelo Brigadeiro Leonidas e por dois estagiários da turma, a Sra. Mila Campbel e o Capitão de Mar e Guerra Gusmão.

registrado em: