Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encerramento do I Simpósio Nacional de Geopolítica

Notícias

Encerramento do I Simpósio Nacional de Geopolítica

A Escola Superior de Guerra (ESG) realizou o I Simpósio Nacional de Geopolítica. O evento ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto na sede do Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro.

O Simpósio, promovido pela ESG em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e apoio do Clube de Engenharia, recebeu seis palestrantes que debateram sob diferentes óticas os novos rumos da Geopolítica Mundial.

Todos os conferencistas abriram oportunidade para que os presentes pudessem debater os temas por eles apresentados. O público também pode conferir uma exposição de quatro trabalhos dispostos em banners com explicações relativas aos assuntos discutidos e um stand de vendas de alguns dos exemplares disponíveis na Biblioteca Cordeiro de Farias (ESG).

O último dia contou com a explanação dos Professores Doutores Wanderley Messias, Professor titular da Universidade de São Paulo, e Fernando Brancoli, Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre "A Geopolítica Mundial e suas tendências de evolução".

Na sequência, a atividade acadêmica foi encerrada pelo Subcomandante da Escola, Vice Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo acompanhado do Pró-reitor de Graduação da UNIRIO, Professor Alcides Guarino e do Presidente do Clube de Engenharia, Engenheiro Pedro Celestino.

Em suas palavras o Professor Alcides Guarino demonstrou a satisfação da UNIRIO em participar de um evento dessa magnitude, com elevada seriedade e compromisso. Já o Engenheiro Pedro Celestino destacou a presença da juventude e das mulheres nesta oportunidade de levar a sociedade brasileira a discutir seu proprio futuro. Por fim, o Almirante Primo relembrou a importância do assunto para as gerações futuras e externou os votos de que este seja apenas o primeiro de outros seminários.

O I Simpósio Nacional de Geopolítica foi organizado pela Superintendência de Doutrina de Operações Conjuntas e Geopolítica da ESG. Aberto ao público, o encontro também contou com a participação dos estagiários do Curso Superior de Defesa (CSD/ESG) e dos alunos da UNIRIO.

registrado em: