Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG Brasília realiza diplomação do Curso de Altos Estudos em Defesa

Notícias

ESG Brasília realiza diplomação do Curso de Altos Estudos em Defesa

O Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG) realizou, no fim da tarde do dia 7/12, a cerimônia de encerramento e diplomação dos 60 concludentes da Turma Pioneiros do Planalto Central do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), no Teatro Poupex, no Setor Militar Urbano (SMU). O curso é uma pós-graduação, lato sensu, a primeira do gênero a ser ministrada em Brasília.

 

 

Os diplomandos do CAED

 

A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, acompanhado pelo Comandante e diretor de Ensino da Escola Superior de Guerra, Gen Ex Décio Luís Schons, pelo Comandante do Campus Brasília, Gen Bda Wilson Mendes Lauria, e pelo Diretor do CAED, Brig Ar R1 Antonio Carlos Alves Coutinho. Participaram também da cerimônia o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Alte Esq Ademir Sobrinho; Embaixadores; autoridades civis e militares das Forças Armadas; familiares e convidados dos diplomandos.

 

Esta primeira edição do CAED ocorreu no período de 27 de março a 7 de dezembro. O curso é destinado para o servidor público da alta administração federal, Oficiais da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira e tem como objetivo desenvolver competências no campo da defesa nacional para a formulação de políticas e estratégias para o desenvolvimento e aplicação do Poder Nacional.

 

Durante a cerimônia de encerramento do CAED foi realizada a entrega dos certificados, diplomas de conclusão e do distintivo do curso. O Ministro Silva e Luna realizou a entrega dos diplomas aos formandos ao lado do Gen Schons, Gen Lauria, e do Brig Ar R1 Coutinho. A Turma Pioneiros do Planalto Central contou com a participação de 32 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, e 28 civis provenientes do Executivo, Judiciário e Legislativo. Madrinhas e padrinhos realizaram a imposição dos distintivos.

 

 

Momento da entrega dos certificados

 

Para o Comandante da ESG, General do Exército Décio Luís Schons, a primeira edição do curso representa a presença da Escola junto ao Poder Nacional. “Com a vinda da Capital, do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960, nós tivemos este distanciamento da ESG dos três poderes no nível federal. Era uma demanda antiga que nós agora estamos suprindo”, disse.

  

Para Ministro Silva e Luna, a alma do CAED, ministrado pela ESG Brasília, é a troca de conhecimentos entre civis e militares. O convívio e a aprendizagem conjunta é o que dá sentido à existência da capacitação. Silva e Luna ressaltou ainda, que o tema defesa, no contexto da capacitação, é mais importante para os civis, que na maioria não chegam a ter acesso a esse conhecimento, do que para os militares.

            Para a servidora do Ministério da Cultura, Laylanne Campos, o curso superou suas expectativas. Ela, que já nutria admiração pelas Forças Armadas, disse ter ficado positivamente surpresa com a qualidade das informações recebidas. “Focamos em pensar juntos a respeito dos desafios a serem enfrentados pelos país”, resumiu a formanda. Ela ainda elogiou as viagens de estudo realizadas pela turma. “Foram importantes para conhecer instalações e estratégias de órgãos que atuam com defesa”, avaliou.

            Para o Cel Av César Faria Guimarães a oportunidade de fazer o curso em Brasília foi providencial. “Facilitou o dia a dia, e sem dúvida é importante para termos uma visão mais ampla dos órgãos da administração pública”. O Cel Guimarães destacou a integração e a cooperação entre os colegas como pontos importantes da capacitação, que foca o tema defesa. O curso é formação da sua carreira.

 

O Juiz Federal do Trabalho, Maximiliano Pereira de Carvalho, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª região, durante o discurso falou sobre a força da turma: “juntos somos fortes e integrados somos imbatíveis"; os cinco grupos em que a turma foi dividida, os biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. "Militares das três forças, somados a civis de diversas áreas do conhecimento à época ainda tateando o tema “defesa”; sessenta pessoas separadas em cinco grupos... que aos poucos foi tomando espírito de corpo."

 

A Placa da Turma

Os diplomandos Luciana Alves de Oliveira, do Ministério do Desenvolvimento Social e o Cel Av Edson Fernando da Costa Guimarães, da Força Aérea Brasileira, acompanhados do Ministro Silva e Luna e do Comandante da ESG, GenSchons, realizaram o descerramento da placa da Turma Pioneiros do Planalto Central.

 

Presente para a ESG

Tradicionalmente, os diplomandos ofertam uma obra de arte à Escola Superior de Guerra. A obra evidencia uma estreita vinculação com o nome da turma e com o seu patrono, o Marechal José Pessôa Cavalcanti Albuquerque, retratado pelo Cel Cav Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia, autor da obra. O diplomando Cel Cav Régis Rodrigues Nunes, acompanhado pelo Ministro Silva e Luna, pelo Gen Schons, pelo Cel Cav Estigarríbia, e pelo Cel Inf Alexandre Cavalcanti Guimarães, descendente do Marechal José Pessôa, para o descerramento da tela.

 

 

O CAED

O curso capacita para a macroanálise da conjuntura e dos cenários nacional e internacional, para o desempenho de funções na alta gerência executiva e para a formulação de políticas e estratégias, em especial nas áreas de defesa, de segurança e de desenvolvimento nacional. Com duração de 38 semanas e 542 horas-aula, abrange as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciência Política e Defesa Nacional, em sete disciplinas.

 

A ESG

Com 69 anos de existência, a ESG é um Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa. A missão da instituição de ensino é conduzir estudos e pesquisas, ministrar cursos e preparar líderes e assessores para o trabalho no mais alto nível político e estratégico, nos diversos órgãos e nas agências dos três poderes da República. O Campus Brasília foi criado em 2011.

 

Crédito Fotos: STen Edmilson/CCOMSEX

 

registrado em: