Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG Brasília realiza Workshop sobre Aquisições em Defesa Nacional

Notícias

ESG Brasília realiza Workshop sobre Aquisições em Defesa Nacional

Entre os dias 27 e 29 de agosto, a Escola Superior de Guerra (ESG) promoveu, no edifício sede do Ministério da Defesa, a segunda edição do Workshop sobre Aquisições em Defesa Nacional.  A primeira edição ocorreu em 2018 com o tema “Projetos Estratégicos: austeridade, demandas e priorizações” e, neste ano, o foco é “Gestão e fiscalização de contratos em projetos estratégicos”. O principal objetivo do evento é levantar e compartilhar experiências entre civis e oficiais superiores, da ativa e da reserva, do Ministério e das três Forças.

Na tarde do dia 27 foi realizada a abertura do evento, cuja mesa de honra foi composta pelo Major Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, Diretor do Departamento de Produtos de Defesa, pelo General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes, Diretor da ESG Campus Brasília, e pelo Diretor do Instituto Pandiá Calógeras, Sr. Joanisval Gonçalves. O Brigadeiro Barbacovi abriu o evento destacando a importância desse tipo de iniciativa para o fortalecimento da sinergia entre civis e militares e para o aprimoramento da gestão e da fiscalização dos bens e recursos públicos. 

Na sequência, o coordenador do Workshop, Prof. Dr. Peterson Ferreira da Silva, representante do Centro de Capacitação de Aquisições em Defesa (CCAD) no Campus Brasília da ESG, apresentou a programação do evento e os objetivos pretendidos. Entre os temas abordados nesta edição estiveram “Fundamentos jurídicos e a metodologia de análise de reequilíbrio econômico-financeiro”, “Lições aprendidas na gestão de contratos de aquisição e desenvolvimento de sistemas”, “Lições aprendidas no projeto Sistema de Sensoriamento e Apoio à Decisão (SAD) do Sisfron”, “Peculiaridades e desafios para contratação de sistemas sensíveis e complexos relacionados à defesa cibernética” e “Lições aprendidas em gestão e fiscalização de contratos no PROSUB”. A palestra de encerramento foi realizada pelo Diretor do CCAD, Contra-Almirante R1 Ivan Taveira, que abordou os “Desafios e perspectivas na gestão de contratos em projetos considerados estratégicos”.

A ESG, como braço acadêmico do MD, tem contribuído com iniciativas do Ministério da Defesa, honrando a sua missão de desenvolver atividades acadêmicas nos campos da produção e da disseminação de conhecimento, assim como de preparar civis e militares para o desempenho de funções de direção e de assessoramento, nos níveis político e estratégico, relacionadas à Defesa Nacional e às interações deste campo com aspectos atinentes à Segurança e ao Desenvolvimento Nacionais.

Liderado pelo CCAD da ESG, o Workshop contou com especialistas do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), do Centro de Monitoramento de Fronteiras, do Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Cibernética (Com D Ciber) e do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), bem como vários convidados da comunidade de aquisições em Defesa Nacional.

registrado em: