Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG celebra o Dia do Marinheiro

Notícias

ESG celebra o Dia do Marinheiro

Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Alte Esq Wladimilson Borges de Aguiar presidiu, nesta quinta-feira, 10/12, a cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro na ESG, que é celebrada por ocasião da data natalícia do patrono da Marinha, Almirante Tamandaré, em 13 de dezembro.

Na solenidade foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, Alte Esq Ilques Barbosa Junior, na qual relatou as principais realizações da Força no ano de 2020, com destaque para os avanços no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). O Comandante ainda salientou sobre a Nova Estação Antártica Comandante Ferraz, ampliando a presença da ciência e do Brasil, no continente antártico, e sobre o fenômeno conhecido como a ‘Territorialização dos Oceanos’: “Duzentos e treze anos após o nascimento de Tamandaré, e cento e noventa e oito anos de nossa Independência, os países avançam suas conquistas novamente para o mar”.

Também foi lida a mensagem do Presidente da República, Jair Bolsonaro, alusiva à data, em que, ao dirigir-se aos militares e servidores civis da Marinha, reafirmou sua confiança na Instituição e completou: “Estou seguro de que o Brasil poderá continuar a contar, em todos os momentos, com a nossa respeitada Força Naval. Que os exemplos do Almirante Tamandaré sigam vivos como inspiração e referenciem os rumos da nossa estimada Marinha”.

Para concluir as atividades previstas, militares do efetivo da ESG foram agraciados com as seguintes medalhas:

- Medalha Mérito Acanto, à militares que tenham se destacado pela exemplar dedicação à profissão e invulgar interesse no aprimoramento da sua atividade na área de intendência, ao CT Helcio Menezes Duarte Vieira;

- Medalha de Ouro com o passador de ouro, por 30 anos de serviço, ao SO-FN Claudimir silva dos santos.

- Medalha de Prata com passador de prata, por 20 anos de serviço, ao SO Julio Cesar Vieira de Mello, ao 1S Felipe Barrozo dos Reis e ao 1S André Machado Morais;

- Medalha de Bronze com passador de bronze, por 10 anos de serviço, à 2S Karine Mendes da Silva Pereira.

Encerrando o evento, o Comandante da ESG reforçou a mensagem do Comandante da Marinha, e destacou a motivação dos militares no combate a pandemia e na continuidade dos serviços prestados neste ano desafiador. O Almirante Borges também destacou o lançamento ao mar do segundo submarino, ‘Humaitá’, na cerimônia que será realizada, no dia 11, no PROSUB, em Itaguaí.

registrado em: