Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG e FIEMG iniciam II Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

Notícias

ESG e FIEMG iniciam II Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

A Escola Superior de Guerra (ESG) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) realizaram a solenidade de abertura do II Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, na última quinta-feira, 14 de maio, através de videoconferência, conforme orientações das autoridades de saúde. A solenidade marca o início de sete palestras que levarão conhecimentos sobre Defesa a cerca de 200 participantes de diferentes estados do Brasil, com a participação das Federações das Indústrias dos Estados da Bahia, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Santa Catarina também acompanham as palestras..

A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, e contou com a presença do Subcomandante da Escola, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Junior, e o Diretor do Campus Rio e Assistente Militar do Exército na ESG, General de Brigada Marco Antonio Martin da Silva.

Pela FIEMG, participaram o Presidente da Federação, Flavio Roscoe Nogueira, o Coordenador do Escritório do Sistema de Defesa, Indústria e Academia de Inovação de Minas Gerais, General de Exército Rômulo Bini Pereira, o Assessor Especial do Governo de Minas Gerais e Enlace do Governo Federal, Coronel Carlos Henrique Guedes, o Vice-Presidente da FIEMG e Presidente do Comitê da Indústria de Defesa da FIEMG, senhor Rene Wakil Júnior, o Presidente da ADESG – Seção Minas Gerais, Inácio Loiola Pereira Campos, e o Tenente-Coronel Olegario Valverde de Lacerda, representando o General de Divisão Altair José Polsin, Comandante da 4ª Região Militar.

Ao fazer uso da palavra, o Presidente da FIEMG ressaltou a importância da indústria em meio à pandemia. “Esta edição do Ciclo já vinha sendo planejada, mas nada mais oportuno do que uma situação como essa que estamos vivendo para realizá-la. O ciclo enriquece o debate, seja pelos participantes industriais, seja pela participação das Forças Armadas nesse novo cenário que se desenvolve”, afirmou.

O Comandante da ESG também destacou o momento para a realização das palestras: “Teremos oportunidade de estudar o assunto, propor medidas de contingência e aproximar as federações das indústrias nessa época crítica que o Brasil vive”, pontuou o Almirante de Esquadra Borges.

Logo após a cerimônia de abertura ocorreu a palestra inaugural, proferida pelo Dr Marcos Rosas Degaut Pontes, Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, sobre o tema “A mobilização da base industrial em virtude das grandes crises: a transformação das cadeias produtivas”.

O II Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa acontecerá nas próximas seis semanas. As palestras e debates vão abordar temas como a pesquisa e desenvolvimento para a segurança nacional, a estratégia e inteligência empresarial e as relações internacionais pós-COVID-19. Entre os palestrantes estão o Ministro da Infraestrutura, Tarcisio Gomes de Freitas, e o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos César Pontes.

A primeira edição do Ciclo de Estudos aconteceu em outubro de 2019, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte. Na ocasião, as duas instituições assinaram um acordo de cooperação.

registrado em: