Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG e FIEMG realizam a abertura do 1º Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

Notícias

ESG e FIEMG realizam a abertura do 1º Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

A cerimônia de abertura do 1º Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, realizada na última quarta-feira, 2 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais - FIEMG, em Belo Horizonte, marcou o início da parceria entre a Escola Superior de Guerra – ESG e a Federação. Na ocasião, o Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva, e o presidente da FIEMG, Sr. Flávio Roscoe, assinaram o acordo de cooperação entre as duas instituições.

“A parceria ESG – FIEMG visa a capacitar pessoas em áreas de significativa importância para a Defesa Nacional, como, por exemplo, a Base Industrial de Defesa, que segundo a Estratégia Nacional de Defesa é formada pelo conjunto de organizações estatais e privadas, civis e militares, que realizem ou conduzam pesquisas, projetos, desenvolvimento, industrialização, modernização ou manutenção de produtos de defesa no país”, ressaltou o Comandante da ESG durante seu discurso de abertura.

                O Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa será desenvolvido nos próximos três meses e tem por objetivo apresentar os conceitos de Defesa no Estado moderno e dos processos de gestão no âmbito da administração pública e privada. As inscrições já chegaram ao número de 146 representantes de indústrias mineiras, de acordo com a FIEMG. As palestras e debates vão abordar temas como: o cenário brasileiro perante os novos rumos da geopolítica e da inteligência global, a Indústria de Defesa como Pilar do Desenvolvimento Nacional, Geopolítica do Entorno Estratégico, entre outros.

                “Temos por objetivo criar, num futuro próximo, um curso nos moldes do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD) que vem ocorrendo na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), com a interlocução do Departamento da Indústria de Defesa, o COMDEFESA, desde o ano de 2006, e, ao longo desses treze anos, diplomou mais de quatro centenas de estagiários’, destacou o Almirante.

Participaram da cerimônia: o Vice-Presidente da FIEMG, Teodomiro Camargos; o coordenador do SisDIA em Belo Horizonte, General de Exército Rômulo Bini Pereira; Presidente da IMBEL, General de Divisão Aderico Mattioli, Assistente Militar do Exército na ESG, General de Brigada Marco Antônio Martin Da Silva; a embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo; o assistente secretário do Assistente Militar do Exército na ESG, Ricardo Hampel Vicente; Chefe da DACTEC da ESG, Coronel Carlos Emanuel De Souza Santos; o Capitão dos portos da Capitania Fluvial de Minas Gerais, Capitão de Mar e Guerra Nicácio Satiro De Araújo; o Vice-presidente da CDLBH, Marco Antônio Mendonça Gaspar; 0 Representante Aeronáutica, Coronel Aviador Cláudio Luís Da Silva Nishio; e a Assessora Especial da Procuradoria-Geral de Justiça, a Promotora de Justiça, Kátia Suzane Lima Mendes Araujo.

registrado em: