Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG e FIESC iniciam III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

Notícias

ESG e FIESC iniciam III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

 

A Escola Superior de Guerra (ESG) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) realizaram a solenidade de abertura do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, na última quinta-feira, 2 de julho. A solenidade marcou o início de oito semanas de programação 100% on-line, que tratará de Defesa, Infraestrutura, Desenvolvimento e as perspectivas para o cenário pós-pandemia.

A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, e contou com a presença do Subcomandante da Escola, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Junior, e o Diretor do Campus Rio e Assistente Militar do Exército na ESG, General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva.

Em suas palavras iniciais, o Comandante da ESG ressaltou a importância do desenvolvimento do estudo de temas importantes e de interesse da Defesa Nacional, além de destacar a ligação do setor produtivo catarinense com o Programa Classe Tamandaré da Marinha do Brasil, marco do desenvolvimento tecnológico regional e nacional.

Pela FIESC, participaram o Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, senhor Mário Cezar de Aguiar; o Coordenador do Escritório do Sistema Defesa, Indústria e Academia de Inovação de Santa Catarina, General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho; o Secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade do Estado de Santa Catarina, senhor Thiago Augusto Vieira, representando o Governador de Santa Catarina, senhor Carlos Moisés da Silva; e o Presidente do Comitê da Indústria de Defesa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, senhor Cesar Augusto Olsen.

Ao fazer uso da palavra, o Presidente da FIESC salientou a sinergia estratégica que o Ciclo de Estudos proporciona: ”As oportunidades de interação entre a Defesa, a Indústria e a Academia são necessárias para promover transformações sociais e econômicas no país”, afirmou.

Além de integrantes da FIESC e da ESG, o Ciclo também conta com a participação das Federações das Indústrias dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Tocantins.

Após a solenidade de abertura, ocorreu a Aula Magna do III Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa, com a exposição do Professor Doutor Luis Bittencourt, integrante do William J Perry Center for Hemispheric Defense Studies, dos Estados Unidos, abordando o tema "O Papel da Estratégia e da Inteligência Empresarial para o Desenvolvimento Regional".

registrado em: