Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG Participa da XIX Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos na Espanha

Notícias

ESG Participa da XIX Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos na Espanha

No período de 15 a 19 de outubro, a Escola Superior de Guerra (ESG) participa da XIX Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (XIX CDCDIA), em Madri, na Espanha. O evento reúne as escolas congêneres da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, República Dominicana, Peru, Portugal e Uruguai, além do Colégio Interamericano de Defesa, sediado em Washington-DC (EUA).

A CDCDIA é fruto do acordo estabelecido pela Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo ocorrida na cidade do Porto, em 1998, e caracteriza-se como um fórum de integração acadêmica na área de defesa. Ao prestigiar o evento, a ESG consolida a tradição da presença brasileira neste fórum internacional, desde a sua criação, no contexto da Secretaria-Geral Ibero-Americana.

A abertura da conferência foi presidida pelo Diretor do Centro Superior de Estudos de Defesa Nacional da Espanha (CESEDEN), Tenente-General do Exército do Ar Rafael Sánchez Ortega, que sedia este encontro. No evento são debatidos temas referentes à Educação Militar; às mudanças climáticas e suas implicações para a Segurança e Defesa; a atuação das Forças Armadas em emergências e desastres; e o Terrorismo Internacional e os impactos dos fluxos migratórios sobre a Defesa, tema este apresentado pelo Brasil.

O último dia do evento contará com uma mesa-redonda sobre "Direito Militar" e o lançamento do livro "Educación para la Seguridad y Defensa desde el punto de vista de los Colegios de Defensa Iberoamericanos", que possui um capítulo com autoria de integrantes da ESG.

Representam a Escola na conferência o Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons, seu Assistente-Secretário, o Coronel Alexandre Guimarães e o Coronel Ricardo Rodrigues Freire, integrante do Instituto de Geopolítica e Estudos Estratégicos da ESG e Coordenador Acadêmico da Escola junto à Associação de Colégios de Defesa Ibero-Americano.

 

Sobre a Associação de Colégios de Defesa Ibero-Americanos:

A ACDIA constitui-se como um mecanismo de contato permanente entre os diferentes Colégios de Defesa, no âmbito acadêmico, com a finalidade de promover o intercâmbio permanente de experiências e debates sobre uma cultura e pensamento próprios no campo dos estudos para a Paz, a Defesa e a Segurança Internacionais, que sirva adicionalmente como vínculo para estreitar os laços de amizade, cooperação e de criação progressiva de uma cultura de segurança e defesa da Comunidade Ibero-Americana.

registrado em: