Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG realiza atividades de orientação e atualização do efetivo para o ano de 2019

Notícias

ESG realiza atividades de orientação e atualização do efetivo para o ano de 2019

A Escola Superior de Guerra (ESG) promoveu, no Rio de Janeiro e no Campus Brasília, atividades de orientação para o corpo permanente e docente para marcar o início do ano letivo nas unidades.

No Rio de Janeiro, aconteceu a Semana de Orientações ao Corpo Permanente de 13 a 15 de fevereiro. A atividade teve por objetivo preparar o efetivo quanto às questões e procedimentos relevantes para a execução das atividades acadêmicas e administrativas da Escola no ano de 2019.

A abertura do evento foi realizada pelo Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons. Na oportunidade, o General ressaltou a importância da iniciativa e dividiu com os presentes um pouco da experiência adquirida em sua participação no Seminário sobre Emergências Complexas e Desastres em Grande Escala, realizado na primeira semana de fevereiro, no Inter-American Defense College, em Washington.

Durante os três dias de orientações foram abordados os planejamentos para as atividades docentes que serão executadas ao longo do ano. As comemorações do aniversário de 70 anos da Escola, em agosto, e a criação da iniciativa Alumni ESG foram alguns dos pontos apresentados aos participantes.

Ainda como parte da programação, no dia 14, o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Dr. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, ministrou uma palestra para o Corpo Permanente da ESG sobre o tema "O papel das universidades na era do conhecimento e seus reflexos no Desenvolvimento Nacional nas áreas de Educação, Saúde, Ciência, Tecnologia e Inovação".

 

Já no Campus Brasília as atividades acontecem de 18 até 21 de fevereiro em sua I Semana de Atualização Pedagógica. O evento, destinado apenas ao Corpo Docente da ESG, foi conduzido pela Coordenação Pedagógica do Campus, chefiada pela Pedagoga Ten Cel R1 Marcia de Sousa Marques. As atividades programadas para a Semana incluem dinâmica de integração, palestras sobre modelos de produção de conhecimento e metodologias ativas de ensino, além da realização de oficinas práticas.

O evento tem como objetivo a capacitação dos docentes para o uso de metodologias ativas de ensino, a sensibilização sobre os aspectos envolvidos na aprendizagem e a promoção de maior interação para o aprimoramento dotrabalho interdisciplinar. Esta é a primeira edição do evento, que passará a ser realizado anualmente.

Para contribuir com as atividades programadas, a ESG convidou renomados profissionais de instituições parceiras: Sr. Alexander Magalhães Goulart Dornelles, da Divisão de Aperfeiçoamento Técnico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ex-aluno da ESG (Turma de 2017 do Curso Superior de Política e Estratégia, CSuPE); Prof. Dra. Cristina Massot Madeira Coelho, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) e a Tenente QOCON Pedagoga Maria Alessandra Lima Moulin, da Diretoria de Ensino da Aeronáutica.

 

 

registrado em: