Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG realiza Passagem do Subcomando

Notícias

ESG realiza Passagem do Subcomando

O Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior transmitiu o cargo de Subcomandante da Escola Superior de Guerra (ESG) ao Major Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto. A cerimônia, realizada na tarde do dia 1º de dezembro, foi presidida pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar.

Em suas palavras de despedida, o Major Brigadeiro do Ar Leonidas fez votos de boas-vindas ao novo Subcomandante e agradeceu à toda equipe da ESG pela colaboração e presteza durante o um ano e oito meses em que ocupou o cargo. “No fim dos meus 40 anos de FAB, tive o privilégio de vir para cá e conhecer essa Escola que estuda o destino do Brasil”, celebrou.

Ao fazer uso da palavra, o Comandante da ESG ressaltou o trabalho de alto nível desenvolvido pelo Major Brigadeiro do Ar Leonidas e seu bom convívio com o Corpo da Escola, que o fez conquistar o respeito e admiração de todos.

 

Major Brigadeiro Codinhoto

Ao ser nomeado para o cargo de Subcomandante da ESG, o Major-Brigadeiro do Ar Codinhoto exercia o cargo de Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica. Foi promovido ao atual posto em 31 de março de 2020. Possui mais de três mil horas de voo nas aeronaves TZ-13; T-25; T-27; UH-50; AB-180; U-19; C-95 A/B/C; KING AIR C90/F-90 e VU-35ª. Nascido em 7 de dezembro de 1966 em Pirassununga - SP, é filho de Valdir Codinhoto e de Marilda Maria Tuckumantel Codinhoto, e casado com a senhora Melissa. Já foi condecorado com Medalha Militar de Bronze com Passador de Bronze; Medalha do Mérito do Ex-Combatente do Brasil; Medalha Sangue de Heróis; Medalha da Vitória; Medalha de Honra ao Mérito Bombeiro Militar do Estado de Alagoas; Medalha Militar de Prata com Passador de Prata; Medalha do Jubileu de Ouro da Vitória na Segunda Guerra Mundial;Medalha Mérito Santos Dumont; Destaque Operacional de Prata do Comando-Geral de Operações Aéreas; Medalha Militar de Ouro com Passador de Ouro; Ordem do Mérito Aeronáutico Grau de Cavaleiro; Medalla de la Aeronáutica “Honor al Mérito” (República del Paraguay); Ordem do Mérito Aeronáutico Grau de Oficial; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Aeroterrestre com Passador de Bronze; Ordem do Mérito Aeronáutico Grau de Comendador; Medalha Exército Brasileiro; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Desportivo Militar; e Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias. 

registrado em: ,