Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG realiza solenidade alusiva ao 154º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

Notícias

ESG realiza solenidade alusiva ao 154º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo

No dia 12 de junho, a Escola Superior de Guerra (ESG) realizou a cerimônia alusiva ao 154º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha, presidida pelo Comandante da Escola, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva.

A Batalha Naval do Riachuelo foi decisiva na Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1865 - 1870), o maior conflito militar na América do Sul, e impôs uma séria derrota ao inimigo. A Marinha do Brasil comemora, todos os anos, no dia 11 de junho, os feitos heróicos daqueles homens que lutaram na Batalha, reconhecendo-os como exemplos e lembrando seus atos às gerações que os sucederam.
Na solenidade foi realizado o cerimonial à Bandeira comentado, a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha e da Mensagem do Presidente da República.  
O Comandante da ESG fez uso da palavra e ressaltou a importância de celebrações como esta. “Festejamos Datas Magnas para podermos renovar nossos compromissos. Hoje, reafirmamos nosso compromisso com a Marinha, com a Pátria, com todas as gerações que nos antecederam, com aqueles que trabalham ombro a ombro conosco e também pelas futuras gerações”.
Na ocasião, também foram agraciados militares com a Medalha Militar e a Medalha Mérito Marinheiro e realizada a troca de platinas e divisas dos militares promovidos.  
Foram agraciados com a Medalha Militar de Prata com Passador de Prata o Capitão de Fragata (IM) Sandro Barreto Villela e o Segundo-Sargento Giuliano Albuquerque Pereira, e com a Medalha Militar de Bronze com Passador de Bronze o Capitão-Tenente (T) Renato Nascimento Reis.
 O Primeiro-Sargento Emerson André Cintra foi agraciado com a Medalha Mérito Marinheiro com Passador e Barreta de Três Âncoras em Bronze e o Capitão-Tenente (AA) Antonio Luiz do Nascimento Abreu com a Medalha com Passador e Barreta de Duas Âncoras em Bronze. 

Foram, ainda, promovidos: ao Posto de Primeiro-Tenente (RM2-T), o Segundo-Tenente (RM2-T) Gustavo Quirino Gomes; à Graduação de Suboficial, os Primeiros-Sargentos José Marcos dos Santos Teixeira e Eduardo Palmeiro de Brito; à Graduação de Primeiro-Sargento o Segundo-Sargento Giuliano Albuquerque Pereira; e à Graduação de Segundo-Sargento, os Terceiros-Sargentos Raniery Batista da Silva e Juliano Ferreira Prock.  

Abrilhantando a comemoração, foi montada uma exposição da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha com acervo sobre a histórica Batalha Naval do Riachuelo e do Grupamento de Mergulhadores de Combate, da Companhia de Polícia do Batalhão Naval e da Força de Submarinos com  materiais representativos das
atividades desenvolvidas pela Força.
Concluindo os eventos, os estagiários da Marinha que participam do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia realizaram uma palestra especial sobre a Força para os demais integrantes do Curso.

registrado em: