Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG recebe visita do Army War College

Notícias

ESG recebe visita do Army War College

A Escola Superior de Guerra (ESG) recebeu no dia 16/04 a visita de uma comitiva do Army War College (AWC) dos Estados Unidos. A comitiva, composta por um Oficial General, 14 Oficiais Superiores, um civil e um Oficial Intermediário, teve por objetivo um intercâmbio acadêmico entre as instituições.

Na ESG, o grupo assistiu a uma palestra institucional apresentada pelo Tenente-Coronel Gilberto de Souza Vianna, do Centro de Conhecimento Científico e Cultural, com o objetivo de compreender a história das relações política e militar do Brasil com os EUA. Além disso, participou junto à turma do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) de uma palestra sobre a economia brasileira, proferida pelo Prof. Dr. Sérgio Kostin, com o objetivo de compreender o quadro econômico nacional, seus desafios, perspectivas e identificar os laços e possibilidades econômicos entre os dois países.

“O Brasil ainda tem muitos desafios a enfrentar. Temos a maior carga tributária da América Latina, mas ainda estamos na metade mais pobre do mundo”, pontuou o Professor.

Os estagiários do CAEPE também assistiram a uma apresentação do Tenente Coronel Michael D. Helton e do Coronel Stephan W. Owen, estagiários do AWC, sobre “O Exército dos EUA e o futuro das Operações Multidomínio”. Durante a exposição, eles abordaram o ambiente operacional do futuro e a evolução das operações norte-americanas.

A comitiva do AWC foi recebida pelo Subcomandante da ESG, Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, e pelos Assistentes Militares do Comando da Escola.

registrado em: