Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG sedia Curso Governança em Defesa em parceria com Perry Center

Notícias

ESG sedia Curso Governança em Defesa em parceria com Perry Center

A Escola Superior de Guerra (ESG) e o Centro de Estudos Hemisféricos de Defesa William J. Perry promovem no Rio de Janeiro a primeira edição do Curso Governança em Defesa.

O Curso pretende estimular uma reflexão crítica sobre a área de Governança, que engloba desafios complexos e exige instituições cada vez mais fortes, bem governadas e transparentes, devendo ser uma prioridade dos Estados. Esta é uma iniciativa promovida através do Memorando de Entendimento assinado entre a ESG e o Perry Center em junho deste ano. O documento tem o propósito de promover um intercâmbio acadêmico e cultural nas áreas de interesse mútuo, em especial nas de Segurança e Defesa.

Com duas semanas de ensino a distância entre 15 e 26 de julho, e uma fase presencial de 5 a 9 de agosto, o curso tem carga horária total de 50 horas. A abertura da fase presencial foi realizada na ESG pelo Comandante da Escola, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, juntamente com o Reitor de Assuntos Acadêmicos do William J. Perry Center, Dr. Scott Tolesson, e do Diretor do Curso, General de Brigada Marco Antônio Martin da Silva.

“Nosso centro tem produzido reflexão crítica sobre temas de Defesa e interesse de nosso Hemisfério. Mais que isso, tem procurado ser uma base de contato e de confiança entre especialistas”, destacou o Dr. Scott Tolesson. “William Perry defende que a Defesa dos países, por mais poderosos que venham a ser militarmente, não será suficiente se eles não contarem com aliados e parceiros”.

Entre os objetivos do Curso estão explicar a natureza do setor de Defesa, identificar as peculiaridades do setor de Defesa em comparação com outros setores de competência e responsabilidade do estado democrático, definir Governança e identificar seus fundamentos no estado democrático moderno, identificar riscos e compliances para a boa governança de Defesa e seus efeitos na segurança do Estado democrático, e descrever o papel das instituições e das lideranças no contexto da governança em Defesa.

registrado em: