Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG sedia o Curso de Logística de Defesa e Gestão de Ciclo de Vida

Notícias

ESG sedia o Curso de Logística de Defesa e Gestão de Ciclo de Vida

Entre os dias 9 e 20 de setembro, a Escola Superior de Guerra (ESG) sediou o Curso de Logística de Defesa e Gestão de Ciclo de Vida (CLD), que foi realizado por meio de uma parceria entre o Centro de Capacitação em Aquisição de Defesa (CCAD), da ESG, e os Institute for Security Governance (ISG) e International Defense Acquisition Resource Management da Naval Post-Graduation School (IDARM-NPS), dos EUA.

Esta é a terceira edição do curso que, anteriormente, já havia sido realizado no Ministério da Defesa, em Brasília, e despertado interesse em mais setores das Forças Armadas. Com o objetivo de discutir as melhores práticas internacionais e os desafios de implementação na área, o CLD abordou os componentes e as características da logística eficaz e do gerenciamento do ciclo de vida para o processo de tomada de decisões de aquisição de defesa. 

O chefe do CCAD, Contra-Almirante Ivan Taveira, destacou a importância de tomar conhecimento dos mecanismos e procedimentos empregados nos EUA: “Os americanos são referência para vários países em métodos, estruturas e procedimentos nessa área. Temos que tomar conhecimento das técnicas mais modernas de aquisição para poder adaptá-las à realidade brasileira”.

Acorreram ao curso, 44 Oficiais da Ativa e da Reserva das Forças Armadas Brasileiras. O Almirante destacou, também, a participação de militares do efetivo da ESG, que foram capacitados para, futuramente, replicarem o curso com a mesma qualidade. Além disso, comentou que a iniciativa desse curso não será a única: “Temos um acordo com o Departamento de Defesa dos EUA, via Embaixada Americana, com uma linha de crédito para continuar oferecendo outros cursos e palestras com participantes americanos”, concluiu o chefe do CCAD.

Na cerimônia de encerramento, a instrutora, Kathleen Peggar, gerente do Programa de Gestão de Aquisição de Recursos para Defesa Internacional, agradeceu o empenho dos envolvidos e ressaltou a rica oportunidade de troca de experiências entre Brasil e EUA. 

registrado em: