Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ESG sedia seminário com escola de Defesa de Portugal

Notícias

ESG sedia seminário com escola de Defesa de Portugal

No dia 8 de novembro, aconteceu na Escola Superior de Guerra (ESG) o Seminário “Brasil e Portugal. ESG - IDN. Um Oceano nos aproxima. Dois Institutos nos unem”. Fruto de uma parceria entre a ESG e o Instituto de Defesa Nacional (IDN), o seminário contou com a participação de professores dos dois órgãos em painéis sobre defesa, segurança e desenvolvimento de cada país.

Ao fazer uso da palavra na abertura do evento, o Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, falou sobre a importância deste seminário que ratifica a parceria já iniciada. “Isso vai permitir a discussão de assuntos de interesse das duas partes e da visão que nossos países possuem sobre o Atlântico. Também é uma oportunidade de conhecermos os institutos de Defesa”, afirmou.

A parceria foi reforçada também pela Diretora do IDN, Professora Doutora Maria Helena Carreras: “Estamos aqui porque podemos aprender com as nossas diferenças, vermos o mundo pelos olhos dos outros e desenvolver um trabalho comum”.

O seminário contou com dois painéis. O primeiro – com o tema “O Oceano Atlântico. Um ou dois Oceanos?” – foi ministrado pelo Prof. Dr. Pedro Seabra, do IDN, e pelo Prof. Dr. André Beirão, da Escola de Guerra Naval. Já o segundo - “Instituto de Altos Estudos e sua contribuição para o Planejamento Estratégico de uma nação no tocante a temas de Defesa, Segurança e Desenvolvimento” -  teve a participação do Prof. Dr. Bruno Reis (IDN) e do Contra-Almirante (RM1) Guilherme Mattos de Abreu, chefe da Divisão de Planejamento e Orientação Didático-Pedagógica da ESG.

registrado em: