Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ética é tema de palestra do II Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

Notícias

Ética é tema de palestra do II Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa

O General de Exército Décio Luís Schons, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e antigo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), proferiu uma palestra durante o II Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na última quinta-feira, 18 de junho. O evento é realizado em parceria pela ESG e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e acontece 100% on-line, através de videoconferência, conforme as determinações das autoridades de saúde.

Para tratar sobre o tema “Ética e modernidade”, ele explicou quatro correntes filosóficas ocidentais de destaque: a ética da virtude, a ética cristã, a ética do dever e a ética utilitarista. E tratou também da ética militar, iniciada na origem do Estado Nacional e formada por quatro pilares: hierarquia, disciplina, princípio da autoridade impessoal e tradição. “Hoje, o soberano é o povo. As Forças Armadas servem o povo brasileiro, que é a razão de sua existência”, declarou.

Em sua exposição, General Schons comentou também sobre o momento de tensão mundial devido à COVID-19. “A crise do coronavírus é a maior ameaça vivida pela nossa geração. Temos que enfrentá-la guiados pela ética, princípios e valores. Os paradigmas estão se quebrando, mas ainda não temos a visão do que se chama de ‘novo normal’. Que nós tenhamos muita atenção em quem vamos acreditar e quem vamos seguir”, frisou.

O General também respondeu a dúvidas e questionamentos dos participantes ao final de sua exposição. A palestra foi acompanhada pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, e pelo Diretor do Ciclo de Estudos e do Campus Rio da ESG, General de Brigada Marco Antonio Martin da Silva. O encerramento do II Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa acontece no próximo dia 22, após a Aula Magna a ser proferida pelo Vice-Presidente da República Antonio Hamilton Martins Mourão.

registrado em: