Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Geopolítica Antártica é tema de palestra na ESG

Notícias

Geopolítica Antártica é tema de palestra na ESG

O Centro Geopolítico de Estudos Estratégicos (CGEE) da Escola Superior de Guerra (ESG) recebeu o Professor Doutor Paulo Eduardo Aguiar Saraiva Câmara para uma palestra sobre “Geopolítica na Antártica” na última quarta-feira (30/01). O pesquisador e professor do Departamento de Botânica da Universidade de Brasília compartilhou suas experiências, conhecimentos e perspectivas sobre o continente.

Um dos pontos abordados pelo Professor Câmara é o papel da Ciência brasileira como ferramenta geopolítica no contexto do “continente gelado”. Para ele, através da Ciência é possível abrir novas fronteiras geográficas antárticas, expandir a influência e importância do Brasil na região e assegurar a presença brasileira no Tratado Antártico.

O Professor apela para que haja uma valorização da pesquisa científica na Antártica, já que ela é a forma mais eficaz para garantir a presença brasileira no continente. “Temos, no verão, cerca de 60 brasileiros lá. Para comparar, os Estados Unidos possuem mais de três mil pessoas. Precisamos de investimentos para manter e ampliar nossas atividades”.

O continente, que tem uma área quase equivalente à América do Sul, é considerado um território dedicado à paz e à ciência. Porém, o Professor ressalta que pelo menos sete países têm demandas territoriais que podem causar conflitos no futuro. Para ele, é primordial que o Brasil defina o quanto antes quais são as suas metas em relação à Antártica.

Presente na palestra, o Comandante da ESG, General de Exército Décio Luís Schons, destacou a importância do debate sobre o tema e chamou a atenção para o fato de que há poucos órgãos oficiais envolvidos na questão e – como abordado pelo Professor Câmara – eles pouco articulam entre si.

Além do Comandante, estiveram prestigiaram a apresentação o Assistente Militar do Exército na ESG, General de Brigada José Ricardo Vendramin Nunes, o Assistente Militar da Aeronáutica na ESG, Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan, além de demais oficiais generais, membros do Corpo Administrativo e Permanente da Escola e convidados. 

registrado em: