Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Seminário Internacional de Geopolítica dos Recursos Naturais acontece na ESG

Notícias

I Seminário Internacional de Geopolítica dos Recursos Naturais acontece na ESG

A Escola Superior de Guerra (ESG) sediou, nos dias 26 e 27 de junho, o I Seminário Internacional de Geopolítica dos Recursos Naturais, realizado em parceria com o Centro William J. Perry de Estudos de Defesa Hemisférica, dos Estados Unidos.  
Durante os dois dias de Seminário os participantes puderam assistir a conferências de representantes das duas instituições: Dr. Luis Bittencourt e Dr. Craig Deare, do Perry Center, e Prof. Francisco Carlos e Prof. Dr. Alcides Vaz, da ESG.  
Os palestrantes trataram sobre a geopolítica mundial, a guerra por recursos naturais e a geopolítica do entorno estratégico. Dr. Luis Bittencourt demonstrou como a formação de paradigmas influencia nossa percepção. ”A geopolítica nada mais é que uma lente que ajuda nossa mente a ver o mundo de forma descomplicada”, afirmou. “Estamos à beira de uma grande mudança de paradigma. Possivelmente o modelo geográfico e geopolítico continuará em vigor. Mas existe um paradigma tecnológico que pouco a pouco toma conta de tudo”.  
O seminário é a primeira atividade desenvolvida após a assinatura, no início de junho, do Memorando de Entendimento entre a ESG e o Perry Center com objetivo de desenvolver programas de intercâmbio acadêmico e cultural e cooperação.
Além de estagiários do Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia (CAEPE) da ESG  e de representantes de instituições públicas, privadas e universidades, estiveram presentes o Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva e o Subcomandante da Escola, Major Brigadeiro Leonidas de Araújo Medeiros Júnior

registrado em: