Você está aqui: Página Inicial > Notícias > I Simpósio Nacional de Geopolítica

Notícias

I Simpósio Nacional de Geopolítica

Nos dias 29 e 30 de agosto, na sede do Clube de Engenharia, a Escola Superior de Guerra (ESG) promove, em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) o I Simpósio Nacional de Geopolítica.

A abertura do Evento (29 de agosto) foi realizada pelo Comandante da Escola, General de Exército Décio Luís Schons, acompanhado do Vice-reitor da UNIRIO, Professor Doutor Ricardo Silva Cardoso; do Presidente do Clube de Engenharia, Engenheiro Pedro Celestino; do Assistente Militar da Aeronáutica na ESG, Brigadeiro Engenheiro Ronaldo Yuan; e pelo Pró-reitor de Graduação da UNIRIO, Professor Alcides Guarino.

Em suas palavras o General Schons afirmou que este encontro tem por objetivo congregar estudiosos das Relações Internacionais Contemporâneas para que possamos melhorar a compreensão das estruturas de Poder Mundial e de como elas contribuem para a construção dos futuros arranjos da Ordem Mundial.

O Simpósio é uma atividade acadêmica destinada a debater os novos rumos da Geopolítica Mundial. O evento, organizado pela Superintendência de Doutrina de Operações Conjuntas e Geopolítica da ESG, foi aberto ao público e contou com a participação dos alunos do Curso Superior de Defesa (CSD/ESG) e dos integrantes da UNIRIO.

O primeiro dia contou com a apresentação do Engenheiro Pedro Celestino, Presidente do Clube de Engenharia, e do Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense, Doutor Eurico de Lima Figueiredo que abordaram “A Guerra Comercial e seus Impactos na Geopolítica Global”. Já os Professores Doutores, Paulo Gilberto Fagundes Visentine, Professor Titular de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e André Roberto Martim, livre docente da Universidade de São Paulo, discorreram sobre “A Ascensão da Geopolítica da China e a Ordem Mundial Multipolar”.

registrado em: