Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IGEE Discute Crise Migratória Venezuelana e Seus Impactos para a Defesa Brasileira

Notícias

IGEE Discute Crise Migratória Venezuelana e Seus Impactos para a Defesa Brasileira

O Instituto de Geopolítica e Estudos Estratégicos (IGEE) da Escola Superior de Guerra (ESG) promoveu na quinta-feira (04/10) uma mesa-redonda, no modelo “chatam house”, sobre o tema “Migrações no Brasil: Impactos para a Defesa”.

O evento foi concebido no contexto do acompanhamento da crise migratória venezuelana, que tem impactado fortemente o Estado brasileiro, principalmente em Roraima, com o uso efetivo das Forças Armadas nas ações de controle e acolhimento dos refugiados venezuelanos que ingressam no País pelo município de Pacaraima, na fronteira. Esse caso específico, somado às experiências recentes vividas por países europeus, direcionou o foco das atenções da comunidade de Defesa para o tema das migrações no Brasil.

Sendo assim, o evento em tela teve por objetivo aprofundar os conhecimentos sobre a questão migratória no Brasil, principalmente nos aspectos tangentes à Defesa, visando contribuir na elaboração de cenários para o processo de formulação da Política Nacional de Defesa (PND).

A mesa-redonda contou com a participação da Prof. Dra. Ana Lucia Malheiros Guedes, da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Dr. Antônio Tadeu Ribeiro de Oliveira, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como convidados especiais, além de integrantes do Corpo Permanente da ESG, abordando temas como a formulação de políticas públicas; direcionamento espacial das migrações; controle de fronteiras; riscos para a segurança pública; xenofobia etc., todos direcionados aos interesses da Defesa.

registrado em: