Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Início do Seminário Internacional da Associação de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (ACDIA)

Notícias

Início do Seminário Internacional da Associação de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (ACDIA)

Teve início, no último dia 10 de março, o VI Seminário da ACDIA, que nesta edição contempla o tema “Mulheres, Paz e Segurança: perspectivas de gênero nas Forças Armadas”. Em edições passadas foram tratados de temas ligados à cibersegurança, ao enfrentamento ao terrorismo, à gestão de riscos e catástrofes pelas forças armadas, ao direito internacional em conflitos armados e às políticas de segurança e defesa.

O evento se estenderá até o dia 02 de abril e será desenvolvido com base na Plataforma Cisco­-WEBEX, por meio de videoconferências, com enlaces em tempo real de boa parte dos colégios de defesa ibero-americanos.

Esta edição, especificamente, foi organizada pelo Instituto da Defesa Nacional de Portugal e do Centro de Altos Estudios Nacionales do Uruguai. No entanto, além dos organizadores, conta com a colaboração de conferencistas de outros sete países: da Escola Superior de Guerra (Brasil), do Colegio de Altos Estudios Estratégicos (El Salvador), da Academia de Defensa Militar Conjunta (Equador), do Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional (Espanha), do  Colegio de Defensa Nacional (México), do Centro de Altos Estudios Nacionales (Peru) e da Escuela de Graduados de Altos Estudios Estratégicos (República Dominicana). Essa participação coordenada e expressiva de tantos países num mesmo evento é inédita e denota elevado grau de integração das instituições que compõem a ACDIA.

No caso do Brasil, em caráter experimental e também inédito, o Seminário conta com assistências na recém-inugurada sede Jardim Botânico do Campus ESG Brasília-DF e na Ala 5 – Base Aérea de Campo Grande (MS) – uma iniciativa da Comissão de Assuntos de Defesa e Estudos Estratégicos (CADEE) da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul (OAB-MS).

Por meio de atividades acadêmicas dessa natureza, a ESG busca cumprir seu desígnio de disseminar o Pensamento de Defesa em toda a sociedade brasileira.

registrado em: