Você está aqui: Página Inicial > Notícias > LEPDESP participa do I Simpósio de Direito Militar em Mato Grosso do Sul

Notícias

LEPDESP participa do I Simpósio de Direito Militar em Mato Grosso do Sul

O Laboratório de Estudos de Políticas de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP), parceria da Escola Superior de Guerra e do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), participou do I Simpósio de Direito Militar, realizado em Campo Grande (MS) entre os dias 26 e 29 de março.  

O LEPDESP integrou as conferências “A militarização da política no Brasil: uma hipótese” (Prof. Dr. Pedro H. Villas Bôas Castello Branco); “As redes criminais e o Sistema Vigilans (Tenente-Coronel Gilberto Vianna e Segundo-Tenente Vinícius Marquês); “A Segurança Nacional no Brasil” (Coronel Ricardo A. de Assis Fayal); e “As Operações de Garantia da Lei e da Ordem e seus reflexos sobre a Defesa Nacional e a Segurança Pública” (Coronel Ricardo R. Freire), ocorridas na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP) .

O Simpósio foi organizado pelas Comissões de Segurança Pública, de Direito Militar e de Estudos Estratégicos e de Defesa da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul. Também participaram das conferências representantes do Superior Tribunal Militar, do Gabinete de Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, do Comando do 6o Distrito Naval, do Comando da 9a Região Militar, das Justiças Militares dos Estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal e do Estado do Paraná e da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-MS).

Além do Simpósio, os integrantes do LEPDESP também participaram de reuniões de coordenação do Encontro Regional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa na Região Centro-Oeste (ERABED-CO), previsto para ser realizado no período de 23 a 27 de setembro na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. A participação do Laboratório foi confirmada nesse encontro acadêmico para o desenvolvimento de mesas redondas e de minicursos.

registrado em: