Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro da Editora ESG aborda relacionamento civil e militar entre 1930 e 1985

Notícias

Livro da Editora ESG aborda relacionamento civil e militar entre 1930 e 1985

A Editora da Escola Superior de Guerra (ESG) realizou o lançamento de mais uma obra científica e literária. O livro “O Fio da Espada: Forças Armadas e Política no Brasil (1930-1985)”, do Capitão de Mar e Guerra (FN-RM1) José Cimar Rodrigues Pinto, integrante do Corpo Permanente da Escola, versa sobre o relacionamento civil e militar no Brasil no período.  
A obra reflete em texto literário sua Tese de Doutorado em Ciência Política, realizada na Universidade Federal Fluminense e defendida em 2016 através do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa), iniciativa conjunta do Ministério da Defesa e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), coordenado, no âmbito do MD.  
A primeira parte do livro revela as linhas de força que conduziram e constrangeram a trajetória de intensa participação dos militares na política, ideológica e partidária, até 1964, apresentando as estruturas teóricas que presidiram suas ações até essa data, seguidas de uma formulação que se contrapôs a tal orientação geral, denominada de Antimodelo de Enquadramento, a qual, ao final do processo, termina por ser sintetizada no afastamento do segmento armado dessas atividades, representado no modelo do controle civil objetivo de Samuel P. Huntington.
Já a segunda parte descreve atos, fatos, casos e processos históricos, conforme ocorridos no Brasil, notadamente a partir de 1930, bem como seus desdobramentos, com especial ênfase ao período que abrange o Regime Civil e Militar de 1964, os quais, juntamente com as matrizes conceituais que os influenciaram, proporcionam suporte à argumentação geral da obra.
O manuscrito termina por concluir sobre o afastamento dos militares ativos das atividades políticas ao final do período considerado, com a plena restauração da hierarquia, da disciplina e da coesão militares e que tal situação contribuiu para a criação de condições, inexistentes anteriormente, favoráveis ao aperfeiçoamento democrático no país.
O livro, em versão digital, está disponível gratuitamente em: https://www.esg.br/publi/ee

registrado em: