Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Macau é tema de conferência para o CAEPE

Notícias

Macau é tema de conferência para o CAEPE

No dia 11 de setembro, o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE) da Escola Superior de Guerra (ESG) recebeu uma conferência sobre o tema "Macau e o Intercâmbio sino-luso-brasileiro".

O vice-presidente do Instituto Internacional de Macau, Dr. Jose Ângelo Lobo do Amaral, discorreu sobre “Macau: Legado, cooperação e futuro”. “É um local privilegiado de miscigenação de culturas, que transporta o passado para o futuro”, afirmou Dr. José, chamando atenção para o fato dessa miscigenação ter forjado uma cultura própria e característica. Ele ressaltou também o fato de hoje a China representar um grande apoio para a difusão da Língua Portuguesa, com 33 universidades que ensinam português no país.  

Já o Embaixador Antonio Martins da Cruz tratou sobre “O mundo à procura da China: os patamares da África, da América Latina e da Europa. A China e o espaço da Língua Portuguesa”, abordando os investimentos feitos pelo país mais populoso do mundo, o embate comercial entre Estados Unidos e China e o Brasil como principal parceiro do gigante oriental na América Latina. “O crescimento chinês não tem paralelo no mundo moderno”, resumiu.

Prestigiaram a conferência o Embaixador Jaime Van Zeller Leitão, Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, o Sr. Chen Yongcan, Cônsul-Geral Adjunto da China no Rio de Janeiro, o Sr. Francisco Gomes da Costa, Presidente do Real Gabinete Português de Leitura, e Sra. Silvana Paes d’Assunpção Linares, ex-Presidente da Casa de Macau.

registrado em: