Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Carlos Augusto de Sousa, do STM, palestra para estagiários do CSD

Notícias

Ministro Carlos Augusto de Sousa, do STM, palestra para estagiários do CSD

O Curso Superior de Defesa (CSD) recebeu o Almirante de Esquadra Carlos Augusto de Sousa, Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), para uma conferência no dia 10/04, no campus da Escola Superior de Guerra (ESG).

O Almirante falou sobre “A atuação do STM e seus projetos estratégicos” para os 181 estagiários pertencentes ao Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM), Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) e ao Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (CPEA).

Ao discorrer o tema, ele apresentou a história, a estrutura e o funcionamento do STM e destacou a conscientização da importância da Justiça Militar da União para as Forças Armadas e para a ordem democrática.

“O Tribunal julga crimes militares, sejam eles cometidos por militares ou civis”. Ainda sobre o STM, afirmou que é o único órgão que acumula funções de Tribunal Superior e de Segunda Instância.

Hoje o Tribunal é composto por três ministros da Marinha, três da Força Aérea Brasileira, quatro do Exército e cinco civis. O Almirante ressaltou também a sinergia existente entre os juízes civis e militares.

Em nome do Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, o estagiário Contra-Almirante Ricardo Gomes realizou o agradecimento ao Ministro pela palestra.

registrado em: